39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TENDENCIA DOS OBITOS POR CANCER DE BEXIGA NO BRASIL EM QUATRO DECADAS: ESTAMOS NO CAMINHO CERTO?

Introdução e Objetivo

O câncer de bexiga é a décima neoplasia mais comum no mundo, sendo que, no Brasil, de 2008 a 2017, cerca de 119 mil pacientes com essa neoplasia foram admitidos em hospitais públicos. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a tendência temporal da mortalidade por câncer de bexiga no Brasil de 1981 a 2021.

Método

 Estudo de séries temporais da mortalidade por câncer de bexiga no Brasil e macrorregiões com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Análise de tendência realizada mediante utilização de regressão Joinpoint com o coeficiente de mortalidade ajustado por idade por 100 mil habitantes, o qual foi utilizado para minimizar a influência do crescimento populacional no coeficiente. Adotou-se um p-valor de 0,05.

Resultados

Houve 100.524 óbitos no período analisado, os mais afetados foram homens (70%) e as maiores mortalidades foram vistas na população com 80 anos ou mais. O Sul apresentou ou maiores coeficientes no sexo masculino (3.713/100 mil habitantes) e no feminino (994,1/100 mil habitantes). A maior média da variação percentual anual foi no Nordeste em mulheres (+2,7%) e a menor foi em homens no Sul (-0,5%), conforme tabela 1. As tendências são, na sua maioria, crescentes e estacionárias, sendo que todas regiões estão dispostas na figura 1. Houve correlação positiva da mortalidade com o índice de desenvolvimento humano municipal, porém, em 2010, elas foram moderadas no sexo masculino (R = 0,66; p-valor < 0,001) e no feminino (R = 0,56; p-valor = 0,002), as demais foram correlações fortes. Projetou-se que a mortalidade no Brasil crescerá 2,93% até 2026 e 5,44% até 2031 em ambos os sexos.

Conclusão

A tendência dos óbitos varia por região e por sexo, sendo predominantemente estacionárias e crescentes, o que sugere manutenção da exposição a fatores de risco na população como um todo, e aumento desta exposição sobretudo em mulheres.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA - Pará - Brasil

Autores

RAFAEL CUNHA DE ALMEIDA, ALESSANDRO VIDAL DE OLIVEIRA, ANA LUIZA NEPOMUCENO SAMPAIO, NILO CESAR RAIOL DE LIMA, EDUARDO PIOTTO LEONARDI, ISABELA NASCIMENTO DUARTE RODRIGUES, JOÃO VICTOR SANTOS MACEIÓ DA GRAÇA, BRUNO EMMANUELI DE OLIVEIRA SILVA, YASMIM CARMINE BRITO DA SILVA, RUI WANDERLEY MASCARENHAS JUNIOR