39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

DESFECHOS ONCOLOGICOS E SEGURANÇA DA LINFADENECTOMIA RETROPERITONEAL ROBO ASSISTIDA NO INSTITUTO NACIONAL DE CANCER - RJ

Introdução e Objetivo

A Linfadenectomia Retroperitoneal Robô Assistida (LNRP RA) é um procedimento cirúrgico proposto para pacientes que apresentem tumores linfonodais retroperitoneais, como alternativa à cirurgia convencional. No câncer de testículo, consiste em um procedimento de grande porte, realizado nos pacientes em que se apresentem, ou persistam, com tumorações metastáticas. O objetivo do presente trabalho é expor a experiência e desfechos de um hospital público do Rio de Janeiro neste procedimento cirúrgico, utilizando a plataforma robótica Da Vinci SI, com o mínimo índice de complicações cirúrgicas e melhores desfechos ao paciente.

Método

Foram avaliados, todas as LNRP realizadas em plataforma robótica (Da Vinci SI System) no Instituto Nacional de Câncer (INCa) entre 2020 e 2022, em pacientes portadores de câncer de testículo primário, que persistiram com masssas linfonodais retroperitoneais após quimioterapia. Dados acessados através de consulta aos prontuários físicos e sistema interno do referido hospital (Intranet)

 

Resultados

Ao todo, 8 pacientes no contexto de tumor de testículo foram submetidos à linfadenectomia robô assistida após quimioterapia. Média de idade dos pacientes assistidos foi de 33,6 anos.

 

Apenas em 1 dos casos, foi realizada LNRP RA por não tolerância do paciente aos demais ciclos de quimioterapia programados, onde foi realizado apenas 1 ciclo de etoposídeo e cisplatina. Este caso também foi o único portador de seminoma puro no laudo histopatológico do testículo.

Em nenhum caso foi necessária conversão de técnica cirúrgica. Não há relato de intercorrências intraoperatórias, com média de sangramento intraoperatório de 150 ml. O tempo de console médio foi de 4,9h.

 

O período para alta hospitalar variou de 2 a 5 dias, com média de 3,5 dias. Não houveram complicações cirúrgicas precoces ou tardias. Não foram realizadas reabordagens cirúrgicas.

 

Todos os pacientes permanecem com marcadores tumorais negativos até o seguimento, com média de acompanhamento de 19,3 meses. Não houve perda de seguimento dos pacientes avaliados no estudo.

 

Conclusão

A realização de Linfadenectomia Retroperitoneal é um procedimento que, quando realizado em plataforma robótica, promove segurança oncológica, com extrema segurança. A literatura disponível é limitada, com séries de poucos casos publicados. A experiência do INCa se mostra positiva e coloca a LNRP RA como alternativa viável à técnica cirúrgica convencional, proporcionando, talvez, ainda melhores resultados funcionais e oncológicos.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PAULO HENRIQUE NAHAR BARBOSA, FELIPE MONNERAT LOTT, FRANZ SANTOS DE CAMPOS, JOÃO PEDRO VILLAÇA GIRON , LUCAS DE OLIVEIRA RAMOS, PEDRO HENRIQUE EJJE KAILLY