Dados do Trabalho
Título
CONCORDANCIA ENTRE BIOPSIAS E PEÇAS CIRURGICAS DE PROSTATECTOMIA EM UM UNACON DO SUS
Introdução e Objetivo
Introdução O câncer de próstata (CaP) é a segunda neoplasia que mais acomete homens no mundo. A técnica mais utilizada para seu diagnóstico no Brasil ainda é a biopsia randômica da próstata por via transretal guiada por ultrassonografia. Esta técnica pode levar a um subestadiamento ou superestadiamento clínico baseado nos seus resultados, o que por consequência, culmina em estadiamento e tratamento, por vezes, incorretos. Objetivo Avaliar as variações e concordância entre as biópsias randômicas de próstata transretais guiadas por ultrassonografia e os especimes cirurgicos, em um centro universitário de alta complexidade e alto volume de pacientes.
Método
Foram selecionados todos os pacientes submetidos a Prostatectomia Radical (PTR) entre os anos de 2018 a 2020 e cujas biópsias realizadas na mesma instituicao. O tempo médio de seguimento foi de 27,6 meses. Foram avaliados os dados demográficos, perioperatórios, seguimento oncológico e funcional. Definiu-se como desfecho primário a taxa de subestadiamento ao se comparar a discrepância entre os resultados anatomopatológicos adquiridos através da biópsia de próstata e da peça cirúrgica. Como desfecho secundário, foi avaliado o tempo entre a primeira consulta urológica e abordagem cirúrgica, as taxas de overtreatment associada a linfadenectomia pélvica e inguinal, complicações peri e pós-operatórias, continência urinária e potência sexual ao longo do seguimento.
Resultados
Um total de 136 paciente foram submetidos a PTR, destes, 60 pacientes foram submetidos a técnica aberta e 76 a técnica laparoscópica. Foi observado uma taxa de 17% de upgrading entre estadiamento pré e pós-operatório; em contrapartida, houve um downgrading de 9%. Segundo os criterios adotados em nossa instituicao, 27% das linfadenectomias nao teriam sido realizadas de acordo com o exame final. As complicações pós operatórias foram graduadas através da Classificação de Clavien-Dindo, sendo que 68% dos pacientes apresentaram score 0.
Conclusão
A biópsia de próstata transretal guiada por ultrassonografia mantém-se como uma técnica acurada e confiável de diagnóstico de CaP, os resultados encontrados neste estudo encontram-se alinhados com as variações previstas na literatura, assegurando sua reprodutibilidade. Apesar da sua confiabilidade, cabe ao urologista reunir elementos relacionados a história natural da doença e ao paciente para indicação acurada de tratamento.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
Disciplina de Urologia do Centro Universitário FMABC - São Paulo - Brasil
Autores
CAIQUE FERNANDES ALVES, ALEXANDRE KYOSHI HIDAKA, MARCEL SILVEIRA ARANHA, AILTON HEITOR DE ALMEIDA CARVALHO, ANDRÉ DE MELO OLIVEIRA, MIÉLLIO MELO GALDINO, RENAN MURATA HAYASHI, GUSTAVO OLIVEIRA FERNANDES, FERNANDO KORKES, SIDNEY GLINA