39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

EXISTEM PARAMETROS PREDITORES CLIINICOS OU URODINAMICOS DO VOLUME FINAL DO RESERVATORIO DO ESFINCTER URINARIO AJUSTAVEL?

Introdução e Objetivo

O objetivo do trabalho é avaliar parâmetros clínicos e urodinâmicos como possíveis preditores de sucesso de implante de esfíncter urinário artificial ajustável (VICTO®) no tratamento de pacientes com Incontinência Urinária pós prostatectomia (IUPP).

Método

Estudo prospectivo realizado entre abril de 2022 e maio de 2023, com avaliação clínica e urodinâmica, bem como procedimento performado por único cirurgião, em 9 pacientes portadores de IUPP. A estratificação da IUPP foi feita por meio do standing cough test, do uso de PADs e do PAD teste em 24h (aferido em g). O estudo urodinâmico foi realizado segundo as diretrizes da ICS por um único urologista em todos os pacientes. As variáveis numéricas foram analisadas através de matriz de correlação (teste de Pearson ou Spearman, a depender da distribuição dos dados). Para análise comparativa dos dados estudados, foi aplicado o teste t-student para variáveis com distribuição normal e o teste de Mann-Whitney U para variáveis com distribuição não normal. Todas as análises foram realizadas usando SPSS software versão 20 (IBM, Armonk, Nova York) e software JAMOVI.[The jamovi project (2021). jamovi. (Version 1.6) [Computer Software].

Resultados

A idade média dos pacientes operados foi de 70.1 ± 5.44 anos. Onze porcento dos pacientes tinham cirurgia prévia para correção de incontinência, 55% tinham histórico de radioterapia e 33% tinha antecedente de estenose de uretra. O número de PADs utilizado e o PAD teste no pré operatório foram de 4 ± 1.07 unidades e 413 ± 125g respectivamente, denotando quadro grave de deficiência esfincteriana. Em relação a avaliação urodinâmica, a média de pressão abdominal de perda aos esforços (ALPP) foi de 80.5 ± 31.6 cmH2O, com volumes de repleção associados de 165 ± 113 ml. Os pacientes irradiados tinham menores valores de ALPP (p=0.03, [IC 20.1-83.9]). Após implante do dispositivo, a mediana do volume do reservatório foi de 20.5 ml (IQR 18 – 21.3). Não houve correlação entre o volume de ajuste final com a ALPP (p=0.665), PAD teste (p=0.917), uso de PADs ao dia (p=0.295) ou antecedente de RT (p=0.656).

Conclusão

Os pacientes submetidos a Radioterapia apresentam menores valores de pressão abdominal de perda aos esforços, entretanto este parâmetro, bem como parâmetros clínicos ou urodinâmicos não se correlacionaram com o volume final de ajuste do reservatório. O tamanho da amostra é um limitante nesta avaliação, sendo necessário um número maior de pacientes para comprovar esses dados.

Área

Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

Instituições

AC CAMARGO - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNO RODRIGUES LEBANI, ANDRE BARCELOS SILVA, EDUARDO REMAILLE SILVEIRA PINTO, MILTON SKAFF, FERNANDO GONÇALVES ALMEIDA