39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

SACROCOLPOPEXIA VIDEOLAPAROSCOPICA: UM VIDEO PARA ENTENDER OS DETALHES TECNICOS E ANATOMICOS

Introdução e Objetivo

O prolapso de órgãos pélvicos é caracterizado pelo deslocamento progressivo dos órgãos pélvicos através do diafragma urogenital, resultando em uma protuberância visível ou palpável, além de sintomas como dificuldade para evacuação e micção. Essa condição é comum, chegando a afetar cerca de 50% das mulheres acima dos 50 anos, gerando impacto significativo em sua qualidade de vida; em aproximadamente 11% dos casos, há necessidade de tratamento cirúrgico. A sacrocolpopexia é considerado tratamento padrão-ouro para correção de prolapsos de alto grau devido a capacidade de correção anatômica e bons resultados a longo prazo. A técnica laparoscópica tem ganhando espaço devido a menor agressão, menor sangramento e melhor visualização da porção posterior da vagina e da pelve mais profunda. A abordagem minimamente invasiva está associada a períodos mais curtos de internação hospitalar, no entanto, exige expertise para dissecção e sutura em espaço reduzido.O objetivo deste trabalho é apresentar um vídeo didático, através de um compilado de vídeos de sacrocolpopexia videolaparoscopica, destacando dicas e pontos críticos para obtenção de um bom resultado cirúrgico.   

Método

Este vídeo ressalta aspectos técnicos da sacrocolpopexia laparoscópica, dicas e detalhes como: -Posicionamento da paciente na mesa. -Localização dos portais considerando detalhes anatômicos. -Tipos de afastadores vaginais e opções de afastadores e  como utilizá-los. -Dicas para encontrar o plano de dissecção entre parede vaginal anterior e bexiga e qual o limite desta dissecção. -Onde abrir peritônio e dissecção posterior, plano e extensão da dissecção. -Como mensurar o tamanho da vagina em dissecção anterior e posterior e possibilidade de cortar parte do excesso de tela para facilitar introdução pelo trocater. -Marcos importantes para dissecção do promontório, evitando lesão de estruturas. -Alternativas técnicas para fixação da tela na parede vaginal. -Como realizar a tração adequada da tela, evitando hipercorreção do prolapso, que pode causar tração do colo vesical e incontinência urinária. -Fechamento do peritônio.  

Resultados

Este vídeo é resultado de uma seleção de vídeos de sacrocolpopexia videolaparoscopica. Cada um dos casos apresenta nuances técnicos, que são destacados com objetivo de expor pontos críticos.

Conclusão

A laparoscópica é uma via minimamente invasiva que pode ser utilizada para a correção de prolapso de órgãos pélvicos e os detalhes apresentados neste vídeo podem auxiliar na obtenção de resultados cirúrgicos mais satisfatórios.

Área

Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

FABIO FRANCO DE OLIVEIRA JUNIOR, ANDRE CANETTIERI RUBEZ, CAIO OLIVEIRA, GABRIEL CHAHADE SIBANTO SIMOES, NATALIA DALSANTER AVILEZ, LUCAS MIRA GON, CASSIO LUIS ZANETTINI RICCETTO