39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TESTE DE USABILIDADE DE NOVA PLATAFORMA DIGITAL DE ORGANIZAÇAO DE FILAS CIRURGICAS - EZLIST

Introdução e Objetivo

A EzList (“izi-list”) é uma plataforma digital desenvolvida pela Healthycon, uma health tech brasileira, que tem como objetivo aprimorar a organização de filas cirúrgicas seguindo critérios de criticidade. Inicialmente, seu modelo está sendo validado para a área de litíase urinária, com a validação de seu uso por urologistas especialistas. Para ter seu uso difundido, é necessário que a plataforma seja de fácil utilização e confiável. Para verificar isso, realizamos um teste de usabilidade para avaliar características como inteligibilidade, apreensibilidade, operacionalidade, atratividade e conformidade, definidas pela ISO 9126.

Método

Foi realizada uma pesquisa de usuário com o questionário SUS (System Usability Scale) para avaliar a percepção dos usuários sobre a facilidade de uso e utilidade da plataforma. Os usuários (U) escolhidos, seis urologistas com subespecialização em Endourologia, realizaram a inclusão de 12 pacientes fictícios na fila de espera da plataforma e responderam às 10 perguntas (P) do questionário.

Respostas com nota 5 correspondem a “concordo completamente” e com nota 1 correspondem a “discordo completamente”.  Para os itens ímpares subtraiu-se 1 à resposta do usuário, ao passo que para os itens pares o score é dado como 5 menos a resposta do usuário. Escores médios acima de 70 são considerados aceitáveis.

Em uma segunda etapa, pretende-se realizar um teste sumativo de usabilidade, com métodos quantitativos e qualitativos, que acrescente informações da performance do usuário à nossa pesquisa.

Figura 1: Resultados das respostas dos participantes às questões do teste SUS, com sua pontuação ponderada final.

Resultados

Todos os 6 urologistas responderam o teste por completo. Os resultados das respostas ao SUS estão sumarizados na Figura 1. Obteve-se uma média dos scores de 83,33. As menores notas obtidas foram 65, que ainda assim são consideradas “marginais altas”. A pergunta ímpar com menor valor, P9, indica uma relativa baixa confiança ao usar o sistema. A pergunta par com maior valor, P4, sugere que a plataforma pode se tornar mais intuitiva. As demais notas obtidas são todas consideradas excelentes ou ideais. Esses resultados norteiam para o teste de usabilidade, principalmente, a necessidade de se avaliar a inteligibilidade e apreensibilidade do sistema.

Conclusão

A aplicação do teste SUS demonstra que a usabilidade da EzList foi avaliada como boa e próxima a excelente, havendo espaço para alguns aprimoramentos. A EzList se mostra uma plataforma promissora, em fase avançada de desenvolvimento, que pode auxiliar a controlar as filas de pacientes que aguardam cirurgias.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

GUILHERME PIMENTA RONCETE, FABIO CARVALHO VICENTINI, KELLY CRISTINA STEFANI, GUILHERME GENTILE, CARLOS ALFREDO BATAGELLO, GIOVANNI SCALA MARCHINI, FABIO CESAR MIRANDA TORRICELLI, ALEXANDRE DANILOVIC, WILLIAN CARLOS NAHAS, EDUARDO MAZZUCCHI