39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

USO DE TOMOGRAFIA PORTATIL (O-ARM) NO INTRAOPERATORIO DE NEFROLITOTRIPSIAS PERCUTANEAS – A PROXIMA FRONTEIRA

Introdução e Objetivo

A taxa de cálculos residuais após nefrolitotripsia percutânea pode chegar a 40%, o que implica em novos tratamentos e custos. A realização de uma tomografia intraoperatória poderia identificar estes cálculos, sendo passíveis de tratamento imediato. O equipamento O-Arm é uma tomografia portátil, usada em neurocirurgias e cirurgias ortopédicas. Seu uso em urologia é ainda incipiente e há dúvidas de como utilizá-lo e se ele aumentaria o sucesso das cirurgias.  O objetivo do trabalho é demonstrar o uso do O-Arm em uma nefrolitotripsia percutânea (NLP).

Método

Vídeo com detalhes do caso, da cirurgia e do uso do O-Arm ao final do procedimento, assim como a evolução pós-operatória.

Resultados

Apresentamos o caso de um paciente de 61 anos, masculino, sem comorbidades, com cálculo de 2,0 x 1,2 x 1,2cm, 1497 mm3 e 1200 UH, localizado na pelve do rim direito. O paciente foi submetido a uma mini-ECIRS em posição de Barts flank free, com acesso renal feito com auxílio do ultrassom e sob visão endoscópica com uso de ureteroscópio flexível digital. O cálculo foi fragmentado com laser, sendo os fragmentos retirados via camisa do nefroscópio de 14 Fr. A ausência de cálculos residuais foi verificada com a radioscopia convencional e com a nefroscopia retrógrada. Após isso, utilizamos o O-Arm, fornecendo uma imagem tomográfica imediata ainda na sala cirúrgica, que não evidenciou cálculos residuais, fato confirmado por tomografia pós-operatória. O paciente evoluiu sem intercorrências. 

Conclusão

O uso do O-Arm em NLP é factível e tem enorme potencial para se tornar uma potente arma na tentativa de aumentarmos as taxas de sucesso da cirurgia, reduzindo retratamentos e custos. 

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro) - São Paulo - Brasil

Autores

ANTONIO SOARES DA SILVA JUNIOR, PEDRO HUMBERTO FELIX DE SOUSA FILHO, CHRISTOPHER KENGO NAGAO, PRISCILA KURIKI VIEIRA MOTA, DANIEL BELTRAME FERREIRA, RODRIGO PERRELA, JOAQUIM FRANCISCO DE ALMEIDA CLARO, FABIO CARVALHO VICENTINI