39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇAO TRANSURETRAL DE CISTO DE UTRICULO PARA TRATAMENTO DE INFERTILIDADE OBSTRUTIVA

Introdução e Objetivo

Os cistos de utrículo prostáticos são estruturas localizadas dentro da próstata que se comunicam com a uretra prostática próxima ao verumontanum. São restos embrionários dos ductos de Muller e estão associados a problemas geniturinários, como hipospádia e criptorquidismo. Ademais, podem conter pus ou sangue que conseguem gerar diversos sintomas, como hemospermia e infertilidade obstrutiva. O objetivo deste trabalho é relatar caso clínico de paciente sintomático, submetido à ressecção transuretral de cisto de utrículo para tratamento de infertilidade obstrutiva.

Método

 B.M.S, 33 anos, sexo masculino, casado há 1 ano, tentando gestação há 6 meses. Durante exames de investigação, submetido a espermograma que evidenciou volume de 0,8ml (2,0-5,0), pH 6,0 (6,5-8,5), concentração de espermatozóides de 0,440 milhões/mL (>15 milhões/ml), 98% imóveis, hemospermia e oligoastenozoospermia. Submetido a USG de próstata que evidenciou a presença de um cisto de utrículo exofítico, com dimensões de aproximadamente 3,7cm, próstata 20g sem resíduo pós miccional e testículos que demonstrou ectasia dos ductos deferentes sem aspecto expansivo ou inflamatório, urofluxo Q Max 6ml/s e RNM que evidenciou presença de cisto localizado posteriormente a próstata, medindo cerca de 40 x 35 mm, compatível com cisto de utrículo prostático e vesículas seminais hiperdistendidas, a esquerda com conteúdo espesso/hemático. Diante disso, paciente submetido a cirurgia com o intuito de drenagem de cisto de utrículo, com ressecção da cápsula anterior e posterior do cisto, para desobstrução dos ductos ejaculatórios.

Resultados

Cirurgia transcorreu sem intercorrências. Paciente permaneceu com sonda vesical de demora, retirada antes da alta hospitalar que ocorreu no terceiro dia pós operatório. Retirada a sonda, melhora importante do jato urinário e do espermograma conforme resultados: volume de 2,0 ml (2,0-5,0), pH 6,5 (6,5-8,5), concentração de espermatozóides de 1,4 milhão/mL (>15 milhões/mL), 70% imóveis, vitalidade espermática de 38% e morfologia de Kruger 2%.

Conclusão

O método cirúrgico de ressecção transuretral da próstata para drenagem do cisto de utrículo foi uma excelente alternativa nesse caso de infertilidade obstrutiva, pois oferece uma visão abrangente da anatomia da região e reduz o tempo de internação. Além disso,  proporcionou melhora dos parâmetros espermáticos, principalmente pH e motilidade, possibilitando fertilidade para o paciente, o que tornou possível a fertilização in vitro de 10 embriões de excelente qualidade.  

Área

Infertilidade

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - Mato Grosso - Brasil

Autores

VINICIUS DA CRUZ SILVA, PEDRO STOLL BAVARESCO, DANIEL ILIAS, JACQUELINE JESSICA DE MARCHI, JOÃO ROBERTO PALADINO JÚNIOR, FELIPE FAKHOURI