39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

NEFROLITOTOMIA ANATROFICA PARA CALCULO CORALIFORME POR ROBOTICA

Introdução e Objetivo

O tratamento do cálculo coraliforme é um desafio a todos urologistas e uma causa de falência renal progressiva em pacientes jovens. Este complexo procedimento cirúrgico pode ser realizado de forma segura e eficiente pela via robótica. Nosso objetivo é mostrar a realização desta histórica cirurgia por esta via.

Método

Dissecção renal e isolamento da artéria e veia renais e clampeamento seletivo dos vasos com bulldog.  Incisão do rim na linha de Brodel, abertura da via excretora e extração dos cálculos calicinais e piélico. Sutura contínua com vlock 3.0 na medular e sutura continua com v-lock 2.0 na cortical renal. Retirada do clamp vascular da veia e artéria renal. Foi mantido dreno de sucção entre o rim e a fáscia de gerota.

Resultados

A nefrolitotomia anatrófica por robótica para litíase coraliforme pode ser realizada de forma segura por via robótica e com um tempo cirúrgico aceitável. O tempo de internação foi de três dias, com antibiótico endovenoso, período que permaneceu com a sonda de foley, o cateter duplo J foi mantido por seis semanas.

Conclusão

A nefrolitotomia anatrófica por robótica é realizada com segurança e baixa morbidade.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital Santa Marcelina - São Paulo - Brasil

Autores

ANTONIO JOSE FONSECA DA ROCHA JUNIOR, FREDERICO ABREU AZZI, MARCOS FRANCISCO DALL'OGLIO, JORGE CHAGOURI OCKÉ JÚNIOR, JOSÉ CARLOS DA CUNHA JÚNIOR, JOSÉ AUGUSTO FARIAS DA SILVA JÚNIOR, WILTON ADRIANO DA SILVA NETO, PEDRO HENRIQUE SIMAS ALVARES, VITÓRIA BALDACINI FERNANDES, JOAQUIM FERREIRA PIRE NETO