39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA SATISFAÇAO SEXUAL APOS TRATAMENTO DA CURVATURA PENIANA PELA TECNICA DE YACHIA

Introdução e Objetivo

A doença de Peyronie é uma condição que causa a formação de placas fibrosas no pênis, gerando uma curvatura que afeta a capacidade de penetração e impacta na satisfação sexual. A técnica de Yachia consiste em encurtar a parte convexa do corpo cavernoso através da incisão e plicatura na túnica albugínea contralateral á placa, sem sua excisão. O objetivo do estudo é analisar a satisfação dos pacientes tratados cirurgicamente por tal técnica.

Método

O estudo consiste em uma análise retrospectiva dos prontuários de pacientes com doença de Peyronie tratados cirurgicamente pela técnica de Yachia em um único centro entre 2016 e 2019. Estes homens apresentavam placas penianas estáveis por no mínimo 1 ano, e não haviam sido submetidos a colocação de prótese ou enxerto. Os pacientes foram avaliados por meio de questionários aplicados presencialmente, incluindo o International Index of Erectile Function - 5 (IIEF-5) e um Questionário de Satisfação Global (QSG) desenvolvido no serviço.

Questionario de Satisfação Global
Perguntas com notas de 0-10 : 
1. Você acha que a curvatura do pênis melhorou? 
2. Voce sente dor na hora da relação ? 
3. O pênis se mantem duro para realizar atividade sexual ?
4. Você esta satisfeito com a cirugia ? 
5. Você recomendaria essa cirurgia para alguem? 
Pergunta com resposta sim ou nao: 
1. Você apresentou diminuição do pênis ?

 

Resultados

Foram selecionados 35 pacientes, e 24 foram incluídos no estudo. A média de idade foi 59 anos, a maioria com curvatura dorsal (50%) e menor que 60º (62,5%). 87,% relataram uma diminuição da haste peniana e 50% apresentavam função erétil normal ou disfunção leve pelo IIEF-5. Todos os critérios do QSG obtiveram uma média de respostas positivas. As curvaturas dorsais/dorso-laterais apresentaram maior grau de disfunção erétil(p < 0,003).Os pacientes com curvatura superiores a 60º tendem a ficar mais satisfeitos com a cirurgia (p 0.052). Este grupo de homens também recomendariam a cirurgia a outras pessoas (p 0.099).Não houve correlação entre o grau de disfunção erétil e a satisfação com a cirurgia.

Conclusão

De acordo com o estudo, os pacientes ficaram satisfeitos com a corporoplastia principalmente aqueles com curvaturas maiores de 60º e nas dorsais/dorso-laterais.O grau de curvatura pré-operatória não impactou no resultado pós-operatório da função sexual.A diminuição da haste peniana é comum e não se correlacionou com a satisfação sexual. O QSG se mostrou uma ferramenta eficaz para avaliacao dos resultados

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Hospital do servidor publico estadual de sao paulo-IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

ESTEVAO CONTAGE AMIN, EDUARDO BERNA BERTERO, RAFAEL FAVAERO AMBAR, RAUL LOURES, LUCAS MARTINUCCI DE OLIVEIRA, WAGNER APARECIDO FRANCA, RENATO PANHOCA, LUIS AUGUSTO SEABRA RIOS