Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA VARICOCELECTOMIA MICROCIRURGICA SUBINGUINAL NA INFERTILIDADE MASCULINA: PARAMETROS SEMINAIS, TESTOSTERONA SERICA E TAXA DE GRAVIDEZ - COORTE RETROSPECTIVA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO NO RIO DE JANEIRO.
Introdução e Objetivo
A varicocele é a causa identificável mais comum de infertilidade masculina e a varicocelectomia é a cirurgia mais realizada para o tratamento desta doença. Tal condição tem impacto nos casos de infertilidade e na qualidade do esperma. A varicocelectomia microcirúrgica é o tratamento padrão ouro da varicocele pois permite preservação da artéria testicular e dos vasos linfáticos, ligamento das veias espermáticas e redução significativa de complicações. Esta coorte retrospectiva tem como objetivo avaliar os efeitos da varicocelectomia microcirúrgica nos parâmetros seminais, testosterona sérica e taxa de gravidez no contexto de infertilidade masculina em 39 pacientes operados em um hospital universitário do rio de janeiro.
Método
Este estudo é uma coorte retrospectiva conduzida entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2023, com base em 39 homens que foram submetidos à reparo microcirúrgico de varicocele subinguinal no contexto de infertilidade conjugal. As análises pré e pós-operatórios dos parâmetros seminais foram baseados nos critérios da Organização mundial da saúde de 2010. O espermograma e a testosterona sérica pós-operatórios foram realizados 3 a 6 meses após a varicocelectomia. A taxa de gravidez foi observada por meio de entrevista até 28 de fevereiro de 2023.
Resultados
A varicocelectomia subinguinal microcirúrgica está associada com um aumento significativo dos níveis de testosterona e na melhora nos parâmetros do espermograma todos com significância estatística. A testosterona apresentou um aumento, em média, de 84,2 (±14,7) ng/dl. A taxa de gravidez também aumentou expressivamente, com 51,3% dos casais obtendo a gestação até o momento deste estudo.
Conclusão
Nessa casuística, homens inférteis com varicocele clínica submetidos a varicocelectomia microcirúrgica subinguinal apresentaram aumento significativo dos níveis de testosterona, melhora nos parâmetros de espermograma e uma redução significativa na proporção de azoospermia. Além disso, observou-se um aumento na ocorrência de gravidez em casais com infertilidade conjugal.
Área
Infertilidade
Instituições
Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Gabriel Moreira Crelier, CAIO VINÍCIUS OLIVEIRA VASCONCELOS, KAIQUE OLIVEIRA DA ROSA, VICTOR SENNA DINIZ, DANIEL PERIN NUNES, JOÃO LUIZ SCHIAVINI, RUI DE TEÓFILO E FIGUEIREDO FILHO, CELSO MÁRIO COSTA LARA, HELCE RIBEIRO JULIO JUNIOR, RONALDO DAMIÃO