Dados do Trabalho
Título
AS FAIXAS DE REFERENCIA SEMINAL PADRAO DA OMS 2021 NAO SAO SUFICIENTES PARA PREVER A GRAVIDEZ EM PACIENTES SUBMETIDOS A REVERSAO DE VASECTOMIA.
Introdução e Objetivo
A vasovasostomia é uma técnica cirúrgica bem estabelecida, com uma taxa de permeabilidade alcançada em 84-99% dos casos operados, e gravidez clínica alcançada em até 52% dos casais após o homem passar pela cirurgia. Embora muitos dados científicos tenham sido publicados sobre fatores preditivos para o sucesso da vasovasostomia em um contexto pré-operatório e intraoperatório, como a presença de granuloma seminal, tempo desde a vasectomia e aspecto do fluido seminal, pouco foi avaliado em relação aos parâmetros seminais pós-vasectomia e sua capacidade de prever uma gravidez clínica espontânea. Os padrões de normalidade para análise seminal foram estabelecidos como o percentil 95 superior pela Organização Mundial da Saúde em 2021, por meio da análise de sêmen de homens não vasectomizados que alcançaram gravidez em até 12 meses. Há poucas evidências sobre os parâmetros normais do sêmen para pacientes pós-vasectomia, e é possível que eles sejam diferentes dos valores de referência do sêmen estabelecidos pela OMS em 2021.
Método
Realizamos um estudo retrospectivo de coorte com 81 homens submetidos a vasovasostomia no período de 2003 a 2015, com confirmação de permeabilidade após análise seminal de 3 meses, no Hospital das Clínicas HC-FMUSP, um centro de grande volume localizado em São Paulo, Brasil. Foi realizada uma análise estatística para avaliar o percentil de classificação.
Resultados
Dos 81 pacientes, 43 alcançaram a gravidez após 12 meses (53%). O 5º percentil mais baixo nos homens que alcançaram a gravidez em relação ao volume seminal (1,52 ml), concentração (1,15), motilidade total (<1%) e morfologia estrita de Krueger (<1%) foi significativamente menor do que os intervalos de referência padrão da OMS.
Conclusão
É possível que os valores de referência seminal normais da OMS 2021 não sejam compatíveis para a análise do sêmen após reversão de vasectomia. Uma reavaliação de uma faixa de referência específica pode ser necessária para um aconselhamento mais adequado desses pacientes.
Área
Infertilidade
Instituições
HC FMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
IGOR VALENTE COIMBRA, JOAO PAULO GRECO, PEDRO ZANDONA, ALINE ALBERTINI, EDUARDO IGOR PATO, JOSE DE BESSA JUNIOR, PLINIO IGOR GOES, BRUNO IGOR NASCIMENTO, MARCELO SIGNORELLI COCUZZA, JORGE IGOR HALLAK