Dados do Trabalho
Título
DIAGNOSTICOS URODINAMICOS MAIS RELACIONADOS A MA QUALIDADE DE VIDA QUANTO AOS SINTOMAS URINARIOS - ESTUDO TRANSVERSAL
Introdução e Objetivo
Os sintomas do trato urinário inferior afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Para o diagnóstico e planejar o tratamento, nos valemos de diversos métodos como o índice de qualidade de vida quanto aos sintomas urinários e o Estudo Urodinâmico. O índice citado avalia, o quanto esses sintomas afetam a qualidade de vida dos pacientes, através de um questionário auto-aplicado. Já o estudo urodinâmico, irá avaliar objetivamente o trato urinário inferior. Objetivos: Avaliar quais diagnósticos urodinâmicos mais prevalentes em pacientes com autopercepção de qualidade de vida ruim.
Método
Estudo descritivo transversal retrospectivo de pacientes com sintomas prostáticos que realizaram estudo urodinâmico e responderam ao questionário de índice de qualidade de vida em clínica urológica privada em Recife. Dados coletados de prontuário eletrônico. Critério de inclusão: pacientes masculinos com queixas miccionais; escore de qualidade de vida em função de sintomas urinários classificado como desconfortável, infeliz ou terrível. Critério de exclusão: passado de neurocirurgia ou trauma raquimedular; escore de qualidade de vida em função de sintomas urinários classificado como feliz, bem, em geral bem ou regular.
Resultados
Amostra composta por 93 pacientes, sendo 17 excluídos de acordo com os critérios pré estabelecidos, todos do sexo masculino, com idade média de 65 anos. Os diagnósticos urodinâmicos encontrados compreenderam Obstrução Infravesical (OIV); Hiperatividade Detrusora (HD); Hipocontratilidade Detrusora e Detrusor Estável (exame normal). Os pacientes que classificaram sua qualidade de vida como desconfortável corresponderam a 56,5% da amostra analisada, tendo 27,9% apenas OIV; 34,8% OIV + HD; 27,9% apenas HD, 2,3% Hipocontratilidade detrusora e 6,9% Detrusor Estável. Aqueles que autoavaliaram como infeliz corresponderam a 18,5%, tendo 28,5% apenas OIV; 21,4% apenas HD; 41,6% Detrusor estável e 14,2% a combinação de OIV + HD. Por fim, 25% dos pacientes avaliaram como Terrível, tendo 57,8% deles com o diagnóstico de HD, 10,5% apenas OIV, 15,7% OIV + Hiperatividade detrusora e 10,5% Detrusor Estável.
Conclusão
Os urologistas devem estar atentos e valorizar as queixas de insatisfação manifestadas por seus pacientes, haja vista que em nosso estudo 84,1% dos pacientes com má qualidade de vida apresentavam ou OIV ou HD ou a combinação dos dois sintomas. Mais estudos precisam ser realizados a fim de validar os achados populacionalmente.
Área
Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica
Instituições
CARLOS SOUZA URODINÂMICA - Pernambuco - Brasil
Autores
CARLOS ANTONIO DE SOUZA FILHO, ARTHUR DOS SANTOS SENA, ITALO MACEDO PADILHA, CARLOS ANTONIO DE SOUZA, AMANDA CARLA VALENTIM DE SOUZA DA COSTA BEZERRA, HERON OLIVEIRA SCHOTS, DANILO DE LIMA CAVALCANTI, LARISSA CLARA LOPES SOUZA, EUGENIO SOARES LUSTOSA, PAULO COSTA CARVALHO NETO