Dados do Trabalho
Título
Avaliação baseada em procedimentos (PBA) em uma residência de urologia: experiência inicial
Introdução e Objetivo
Mudanças na sociedade e nas práticas da medicina têm demandado melhorias no processo de ensino cirúrgico nas residências médicas, levando ao surgimento de novos modelos de ensino-aprendizagem e de avaliação baseados em competências. Nesse processo, o Procedure Based Assessment (PBA) se destaca como uma ferramenta de avaliação em ambiente de trabalho, amparada na avaliação de competências e no feedback estruturado. Este estudo tem o objetivo de apresentar a elaboração e implantação de protocolos de avaliação baseada em procedimentos (PBA) em um programa de residência médica de urologia.
Método
Trata-se de um estudo prospectivo, do tipo pesquisa-ação, realizado no período de 2019 a 2020, envolvendo dez preceptores e seis residentes de urologia. Utilizou-se a metodologia de consenso de grupo para elaboração dos protocolos, além da capacitação dos participantes para avaliação por competência. Foram elaborados e implantados seis protocolos de avaliação cirurgia-específico. Além da análise descritiva dos dados, utilizou-se o coeficiente de Spearman para análise inferencial da correlação entre tempo de treinamento e o desempenho do residente nas avaliações.
Resultados
Foram elaborados seis protocolos de avaliação, sendo dois para cada ano de formação da residência médica, permitindo a avaliação de todos os residentes. Foram realizadas 31 avaliações em um intervalo de 148 dias, sendo 10 durante a fase de capacitação e 21 após essa fase. Para avaliar o desempenho dos residentes, convencionou-se o cálculo do Escore Geral Excelente, que corresponde ao percentual de itens pontuados como “excelente” na execução do checklist de competências. Houve correlação positiva entre maior tempo de treinamento e melhor desempenho do residente na prostatectomia radical laparoscópica, na nefrolitotripsia percutânea, na nefrectomia laparoscópica e no conjunto dos seis procedimentos (coeficiente de Spearman = 0,97, 0,55, 0,42 e 0,31, respectivamente).
Conclusão
A elaboração de protocolos de Avaliação Baseada em Procedimentos através de consenso de grupo é factível e resultou na primeira utilização dessa ferramenta em uma residência de urologia no Brasil. Este tipo de instrumento pode representar uma estratégia de avaliação de ensino cirúrgico mais moderno e adequado ao treinamento em cenários reais.
Área
Transplante Renal / Miscelânea
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
DANIEL CAMARA ALVES DE MEDEIROS, PAULO JOSE DE MEDEIROS, ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ, ANTONIO GOMES DA SILVA JUNIOR, GABRIEL MELO CALDAS NOGUEIRA, LUCAS PEREIRA TREVISAN