39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

RECORRENCIA BIOQUIMICA EM PACIENTES COM CANCER DE PROSTATA DE ALTO RISCO ASSOCIADO COM A EXPRESSAO DO GENE PTEN

Introdução e Objetivo

O câncer de próstata possui uma vasta heterogeneidade. Essa neoplasia pode ser classificada em baixo, médio e alto risco. A literatura apresenta poucos trabalhos que mostram a associação de genes à doença de alto risco, entretanto, já foi bem descrito que no câncer localizado há inúmeros genes desregulados. Entre eles está o gene PTEN um supressor tumoral com função regulatória e metabólica, este gene regula negativamente uma importante via de sinalização de sobrevivência e crescimento celular, sua perda já foi associada a um pior prognóstico, estadiamento avançado e progressão do câncer de próstata. Porém, pouco se sabe sobre a expressão deste gene na doença de alto risco. Este estudo teve como objetivo avaliar a expressão do gene PTEN no carcinoma prostático de alto grau e associar os níveis de expressão gênica com os dados clínicos patológicos.

Método

Foram selecionados sessenta e oito espécimes primárias de câncer de próstata de alto risco seguindo os critérios de D’Amico e cinco controles com hiperplasia prostática benigna. O RNA foi extraído utilizando o kit Promega. Análises de expressão através da metodologia de qPCR foram realizadas utilizando sondas TaqMan específicas para o gene PTEN. O nível de expressão deste gene foi associado com grupo controle, PSA, Gleason e recidiva.

Resultados

Nossas análises demonstraram que houve uma subexpressão do PTEN no câncer de próstata quando comparado ao controle (p=0,0291). Em relação a expressão do PTEN com as características clínico patológicas destacamos que a alta expressão do PTEN foi associada a pacientes que apresentaram recidiva bioquímica (p=0,0127). Já para os parâmetros PSA e escore de Gleason não foram encontradas associações significativas (p>0,05).

Conclusão

Nossa pesquisa corrobora com a literatura ao demonstrar a perda de expressão do PTEN em pacientes com câncer em comparação ao grupo controle. No entanto, nossas amostras de tumores primários com recorrencia bioquímica revelaram uma superexpressão desse gene, diferentemente dos resultados encontrados na literatura

Área

Ciência Básica

Instituições

FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

GIOVANA VILAS BOAS CAETANO, POLIANA ROMÃO, WILLIAM CARLOS NAHAS, IRAN AMORIM DA SILVA , PATRICIA RODRIGUES CANDIDO, VANESSA RIBEIRO GUIMARÃES, KATIA RAMOS MOREIRA LEITE, MIGUEL SROUGI, RUAN PIMENTA, SABRINA REIS