39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

LINFEDEMA GENITAL MASCULINO: PROPOSTA DE TRATAMENTO COM EVERSAO DA TUNICA VAGINAL

Introdução e Objetivo

Linfedema genital (LG) é uma condição clínica debilitante manifestada por aumento da região escrotal e peniana. Tem como principais causas filaríose e as malignidades da região genital e seus tratamentos. Implica em grande impacto na qualidade de vida dos pacientes acometidos tais como: dificuldade miccional, exsudação local e prejuízos à vida social e atividade sexual. O tratamento cirúrgico é dividido em métodos reconstrutivos, que consiste nas anastomoses microcirúrgicas linfovenosas e métodos ablativos, que consiste na ressecção do tecido edematoso fibrótico. Descrevemos o emprego da eversão da túnica vaginal para o tratamento do linfedema genital.

Método

Estudo de caso retrospectivo com análise dos prontuários de 3 pacientes submetidos a eversão de túnica vaginal para tratamento do linfedema penoescrotal secundário à linfadenectomia inguinal e/ou pélvica. Critério de exclusão: pacientes com hidrocele. A técnica da eversão é a mesma já consagrada para o tratamento da hidrocele. A avaliação foi pela observação subjetiva do próprio paciente: inalterado, aumentado ou diminuído.

Resultados

FIGURA 1: Pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório No seguimento pós-operatório com 3 meses,  todos os pacientes referiram redução do LG. Um paciente referiu redução de edema de membros inferiores também.

Conclusão

A drenagem local propiciada pela absorção da túnica vaginal e a drenagem pelo cordão espermático para o retroperitônio pode ser uma via alternativa para o tratamento do linfedema genital. Mais estudos são necessários para confirmar os nossos achados, incluindo o uso profilático durante a linfadenectomia inguinal.

Área

Infecção

Instituições

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

OSCAR MATHEUS DE MENDONÇA MACIEL, MATHEUS HENRIQUE SOUSA SOARES, ANTÔNIO GOMES SILVA JÚNIOR, PAULO JOSÉ MEDEIROS, CÉSAR ARAÚJO BRITTO, MARIA HELOISE CLAUDINO LOPES, LUÍS GUILHERME SANCHEZ SANCHES , JAUREZ TEIXEIRA SILVA VALENÇA, GABRIEL CARVALHO DE OLIVEIRA CRUZ, FELIPE RODRIGO GOMES FIGUEIREDO