Dados do Trabalho
Título
SIMULADOR EM IMPRESSAO 3D PARA TREINAMENTO EM URETEROLITOTRIPSIA FLEXIVEL
Introdução e Objetivo
O aprendizado dos residentes de urologia vem sendo alvo de críticas por parte considerável das Instituições de Ensino em Saúde (IES) no país. A falta de investimentos nos hospitais-escola não tem acompanhado o ritmo do crescimento das tecnologias inovadoras para o tratamento das doenças urológicas; assim sendo, muitos residentes apresentam carências na sua formação, tendo pouco contato com procedimentos tidos como primordiais, como por exemplo, a ureterolitotripsia flexível. Algumas IES vêm buscando alternativas para amenizar as dificuldades encontradas na formação desses profissionais. Nesse contexto, a utilização de simuladores, também conhecidos como modelos experimentais de treinamento, vem ganhando um destaque cada vez maior, como um método complementar no ensino das especialidades cirúrgicas. Sendo assim, este estudo idealizou o desenvolvimento e validação de um simulador confeccionado em impressora 3D para a capacitação em ureterolitotripsia flexível com laser.
Método
O simulador foi confeccionado com ácido polilático e é constituído por duas partes, que se fecham de maneira hermética. O seu interior imita um sistema urinário, constituído de ureter proximal, pelve e cálices renais, permitindo o treinamento de navegação com endoscópio, a litotripsia com laser, bem como a remoção dos fragmentos de cálculos. Para validação, o simulador foi avaliado por 21 juízes especialistas, que tiveram acesso à tecnologia individualmente e puderam verificar suas principais características e funcionalidades. A avaliação foi documentada através do preenchimento de um questionário, contendo 22 afirmativas em escala Likert, dividias em três domínios: (1) OBJETIVOS, (2) ESTRUTURA e APRESENTAÇÃO e (3) RELEVÂNCIA.
Resultados
Os 3 domínios obtiveram a aprovação de, respectivamente, 98,6%, 98,3% e 99,3%. A consistência interna do questionário foi verificada através do teste Alfa de Cronbach que alcançou altos valores, tanto nos domínios (0.829, 0,87 e 0.9963), quanto na avaliação geral (0.92).
Conclusão
O simulador desenvolvido permite o treinamento de cirurgia de ureterolitotripsia flexível com laser, podendo ser considerado uma ferramenta auxiliar no ensino-aprendizado em urologia.
Área
Litíase / Endourologia
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
LUIS OTAVIO AMARAL DUARTE PINTO, RENATA CUNHA SILVA, HELDER CLAY FARES SANTOS JUNIOR, LIVIA GUERREIRO BENTES, HERICK PAMPOLHA HUET BACELAR, KATIA SIMONE KIETZER