39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

A TERAPIA COM TESTOSTERONA E OS IMPACTOS NA FERTILIDADE DE HOMENS TRANSGENERO: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA NARRATIVA

Introdução e Objetivo

A transexualidade é uma condição na qual uma pessoa experimenta discrepância entre o sexo atribuído no nascimento e o gênero com o qual se identifica. Homens trans são pessoas que nasceram com corpos biológicos femininos e que no curso de sua história passaram a se enxergar/identificar como do gênero masculino. Com o ímpeto de amenizar essas diferenças físicas entre os gêneros, e sem ter como prioridade o desejo de ter filhos biológicos naquele momento, alguns homens trans optam por Terapias de Reposição de Testosterona, resultando em atrofia endometrial e indução de amenorreia por supressão da evolução, o que pode afetar negativamente seu potencial reprodutivo. O objetivo desse estudo é analisar a literatura sobre o risco da Terapia de Reposição de Testosterona no quadro de fertilidade em homens transgênero.

Método

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática utilizando-se como critérios de inclusão artigos publicados entre 2018 e 2023, presentes na base de dados PubMed, LILACS, SciELO, Science.gov, a partir dos descritores: fertilidade masculina transgênero. Após pesquisa inicial foram encontrados 169 artigos, 163 foram excluídos por não preencherem os critérios de inclusão. A partir dessa filtragem, 6 estudos serviram como base para esse artigo.

Resultados

Constatou-se que os homens trans que usaram Terapia de Reposição de Testosterona obtiveram menor pico de estradiol e oócitos recuperados em comparação a homens trans sem uso do hormônio, todavia as características do ciclo ovulatório foram semelhantes entre os dois grupos. Ao comparar homens trans com e sem histórico de terapia hormonal, não houve diferenças na contagem basal de folículos. Dentre os 62 homens transexuais, 44 realizaram a Terapia de Reposição de Testosterona, e após interrupção da supressão hormonal experimentaram um evento ovulatório.

Conclusão

De acordo com os estudos analisados, é possível afirmar que homens transgênero conseguem engravidar clinicamente por meio da interrupção da Terapia de Reposição de Testosterona, estimulação ovariana controlada com oócitos e seleção de embriões de alta qualidade, mesmo com histórico de uso de testosterona.

Área

Infertilidade

Instituições

MEDICINA FTC - Bahia - Brasil

Autores

NINA BASTOS DOURADO LINO