Dados do Trabalho
Título
COBERTURA VENTRAL DE NEOURETROPLASTIAS E ORTOFALOPLASTIAS, UTILIZANDO RETALHO TRANSVERSO EM ILHA DO PREPUCIO, NAS CORREÇOES DE HIPOSPADIAS PROXIMAIS DO SEXO MASCULINO
Introdução e Objetivo
Com a experiência prévia adquirida desde 1982 na utilizaçao de retalhos tubulizados e não tubulizados nas cirurgias de Hipospádias, passamos sistematicamente desde 2005 a 2018 a realizar a cobertura ventral de neouretroplastias (TIP longo) e ortofaloplastias com retalho em ilha transverso do prepúcio , nas correções de hipospádias proximais . Nosso interêsse primário foi o de avaliar tecnicamente a utilização do retalho , bem como a incidência e , se alteraria os índices , das principais complicaçoes , quando das neouretroplastias longas.
Método
Foram operados 38 meninos , todos portadores de hipospádias proximais , sendo 26 tratados em tempo único e 12 submetidos a ortofaloplastia . Em ambos os casos a cobertura ventral foi realizada com retalho transverso em ilha do prepúcio, modifidado à Smith nos casos de TIP longo. Os resultados foram classificados com critérios pré estabelecidos e com avaliaçao estética e funcional.
Resultados
A media de idade por ocasião do tratamento foi de 38,6 meses , com período de seguimento medio de 37,1 meses. Houve necessidade de corporoplastias em 50% dos casos de correçao em tempo único e em 25% das ortofaloplastias Nao ocorreu nenhuma complicaçao vascular do retalho, apenas epidermólise superficial do prepúcio dorsal remanescente em 2 dos 26 casos de TIP longo. Deiscência parcial do retalho em 3 casos do tempo único e em 1 da cirurgia estagiada As complicaçoes tardias foram de curvatura residual em 1 caso de ortofaloplastia , fístula em 3 dos casos de correçao em tempo único e cistos de inclusão dermica decorrentes da desepitelizaçao em em 7 dos casos de neouretroplastia. Obteve-se 77% de bons e 23% de regulares como aspécto plástico , e 88,5% bons e 11,5% de regulares como resultados funcionais nas correções em tempo único. Para a Ortofaloplastia apenas o aspécto plástico foi avaliado com resultados de 92% de bons e 11,5% de regulares. Após as reoperações no grupo de cirurgias em tempo único , 9 cirurgias em 7 pacientes, , com media de 1,34 cirurgias por paciente, obteve-se 96% de bons resultados plásticos e 100% de bons resultados funcionais.
Conclusão
A utilizaçao de retalho transverso do prepúcio como cobertura da falha vental na correção de hipospádias proximais é segura e sem complicações vascularesno do retalho. Contribui também para uma diminuição na incidência de complicações , reoperações e, ainda apresenta uma ótima camada de pele para futura tubulização nos casos de cirurgia em estágios.
Área
Urologia Pediátrica
Instituições
Unifesp - São Paulo - Brasil
Autores
SAMUEL SAIOVICI, MARCOS FIGUEIREDO MELLO, LUIZ FIGUEIREDO MELLO, AGNALDO PEREIRA CEDENHO, FERNANDO GONÇALVES ALMEIDA