39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOSCOPICO DE TUMOR UROTELIAL ALTO COM THULIUM FIBER LASER

Introdução e Objetivo

Historicamente, a Nefroureterectomia radical foi considerada o padrão de tratamento para carcinoma do trato urinário alto, mas nas últimas duas décadas, em grande parte devido a melhorias nos instrumentos endoscópicos e tecnologias a laser, o tratamento conservador do Ca urotelial alto ganhou popularidade na comunidade urológica. As diretrizes da EAU recomendam a cirurgia de preservação renal como uma opção de tratamento primário para pacientes com tumores de baixo risco, rim único, Ca urotelial bilateral e doença renal crônica preexistente com tumores de baixo e alto risco. Apresentamos o caso com o objetivo de relatar passo a passo a técnica cirúrgica de um tratamento endoscópico de tumores uroteliais altos.

Método

Um homem de 71 anos apresentou-se ao serviço de urologia com um quadro de um rim pélvico esquerdo solitário com suspeita de Ca urotelial. Em 2014, ele havia sido submetido a Nefroureterectomia direita por Ca urotelial de alto grau. O procedimento iniciou-se com cistoscopia flexível e nenhum tumor foi detectado na bexiga. Foi coletada amostra seletiva de urina intraoperatória para avaliação citológica, na ureteroscopia encontrada lesão extensa de mais de 3 cm acometendo toda a pelve renal. Biópsias da lesão foram realizadas com basket tipo N-gage e 0-tip. A ablação da lesão foi realizada usando o modo short pulse (1J,10 Hz, fibra de 200 μm). Ao final do procedimento, foi colocado stent ureteral duplo J.

 

Resultados

O pós-operatório transcorreu sem intercorrências. O paciente recebeu alta no terceiro dia de pós-operatório. O diagnóstico final feito pelo patologista descreveu um Carcinoma urotelial, pTa, de baixo grau. A ureteroscopia de seguimento, dois meses depois, demonstrou ausência total de recidiva tumoral.

Estamos convencidos de que não apenas os pacientes com lesões de baixo grau, pequenas e não multi focais, devem ser submetidos ao tratamento conservador. O manejo endoscópico do Ca urotelial alto, tem implicações importantes na qualidade de vida, pode reduzir o risco de doença renal crônica e diálise.

A maior vantagem do TFL é sua menor potência de pico e maior duração de pulso, o que permite uma distribuição igualitária do laser no tecido.

 

Conclusão

O Thulium fiber laser é uma ferramenta segura e eficaz para tratamento conservador de Carcinoma urotelial do trato alto. Ablação tumoral e hemostasia eficazes foram alcançadas sem maiores complicações, mostrando um grande potencial de tratamento para pacientes com tumores de baixo grau e em casos selecionados, mesmo com tumores de alto grau.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Ospedale San Raffaele - - Italy

Autores

MATHEUS HENRIQUE LIMA PUPULIN, SILVIA PROIETTI, RAFAEL BOCCIA, VINICIUS BITTAR, PAULO EDUARDO JAWORSKI, LEONARDO D´AGNOLUZZO, CYRO CEZAR DE OLIVEIRA, GUIDO GIUSTI