Dados do Trabalho
Título
PROSTATECTOMIA RADICAL E HISTERECTOMIA ROBOTICA EM PACIENTE COM SINDROME DA PERSISTENCIA DO DUCTO MULLERIANO
Introdução e Objetivo
A síndrome de persistência do ducto Mulleriano é uma doença rara do desenvolvimento sexual caracterizada pela persistência de derivativos Mullerianos, do útero e/ou das trompas de Falópio, em homens normalmente virilizados, que podem apresentar criptorquidia uni ou bilateral. O câncer de próstata é uma patologia rara nesses pacientes por apresentarem baixos níveis de testosterona na vida adulta. Apresentamos um caso de paciente portador da síndrome que, devido ao adenocarcinoma de próstata foi submetido à prostatectomia radical robótica e remoção dos remanescentes mullerianos.
Método
O vídeo demonstra a cirurgia realizada por via robótica sem intercorrências, sendo retirada uma peça única em bloco.
Resultados
O anátomopatológico revelou um adenocarcinoma de próstata gleason 4+3 pT2, assim como útero e tubas uterinas na peça cirúrgica.
Conclusão
Trata-se do quarto caso descrito em literatura até o momento, sendo aqui exposto para compartilhar o conhecimento do caso na comunidade científica.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - Goiás - Brasil
Autores
CELENE BENEDITI BRAGION, ROBERTO LUCIANO COIMBRA, FLÁVIO MARQUES DOS SANTOS, PABLO LEONARDO TRAETE, THIAGO FAGUNDES NUNES, ROBERTO ROCHA BRITO BRESLER, JOAO VICTOR CAPRINI OLIVEIRA, SANDRO MENDONÇA FARIA