Dados do Trabalho
Título
Avaliação das malformacões mullerianas por Ressonância Magnética
Introdução
Malformações Mullerianas compreendem um amplo espectro de alterações morfológicas uterinas e/ou vaginais. Compreendem um amplo espectro de anormalidades que surgem devido a defeitos na formação uterina no periodo embrionário, podendo ainda estar associadas a infertilidade, amenorréia primária, alterações cardíacas e renais, entre outras.
Descrição
O ensaio iconográfico aborda os padrões de imagem de malformações mullerianos, apresentando uma breve discussão dos aspectos embriológicos e anatômicos, além de demonstrar, através de casos selecionados de Ressonância Magnética, os achados que permitem a diferenciação dos seus subtipos.
Discussão
As malformações mullerianas são anormalidades que se desenvolvem no periodo embrionário devido a defeitos nas fases de desenvolvimento, fusão ou reabsorção dos ductos de muller. Malformações relacionados a útero unicorno, hipoplasia, agenesia do útero e parcial da vagina estão relacionadas a desenvolvimento parcial dos ductos de Muller. Defeitos de fusão estão relacionados a útero didelfo e bicorno e defeitos de reabsorção dão origem ao útero septado e arqueado. Esses espectros de morfologia uterina podem ser identificados e diagnosticados de forma não invasiva por exame de imagem, sendo de extrema importância que os radiologista saibam como reconhecer.
Palavras Chave
Malformações mullerianas, Ressonância Magnética, ginecologia, útero
Área
Abdominal Geniturinário
Autores
Taisa Brenda Vieira, Lais Fernanda Pimentel, Isabella Torres LIMA, Lucia Cunha Magalhaes, Caroline Nunes Cardoso, Marcella Nascimento Brandão, Marcelo Antonio Nobrega, Bruno Duarte Peixoto