Dados do Trabalho
Título
Lesões hepáticas focais contendo gordura: um ensaio iconográfico
Introdução
Lesões hepáticas focais constituem um desafio na prática clínica e sua caracterização por métodos de imagem é essencial para o diagnóstico não invasivo, sendo geralmente feito por tomografia computadorizada (TC) contrastada ou ressonância magnética (RM). A identificação de gordura nessas lesões pode ser crítica para sua caracterização. Os tumores que contêm gordura são um grupo heterogêneo com perfil biológico e histológico variável, podendo ser benignos ou malignos. Os objetivos deste trabalho são revisar o diagnóstico diferencial das principais lesões hepáticas benignas e malignas que contêm gordura e estabelecer suas características típicas nos exames de imagem de TC e RM.
Descrição
O diagnóstico diferencial de lesões com gordura macro e microscópica, benignas ou malignas, é ilustrado com exemplos de TC e RM. Dentre elas, a esteatose hepática focal, rica em gordura intracelular. A hiperplasia nodular focal é a segunda lesão benigna focal mais frequente e apesar de gordura ser um achado comum na análise histológica dessas lesões, nem sempre é algo observado no exame de imagem, com prevalência de até 20%. Adenomas ocorrem predominantemente em mulheres na idade reprodutiva e apresentam quatro subtipos: HNF-1α, H-HCA, β-HCA, I-HCA e U-HCA: cada um com probabilidades diferentes de degeneração maligna e sangramento e características diferentes na RM, com maior ou menor presença de gordura intracelular. No carcinoma hepatocelular, tumor maligno primário mais comum, a deposição de gordura é geralmente irregular, em contraste com a deposição predominantemente uniforme nos adenomas. O angiomiolipoma é uma lesão incomum, contém células musculares lisas, vasos sanguíneos e tecido adiposo maduro em proporções variadas. Lipomas são raros e compostos apenas por tecido adiposo maduro. Sarcomas são um grupo heterogêneo de tumores malignos de origem mesenquimal. Os lipossarcomas, 15% dos casos, apresentam disseminação hematogênica potencial com metástases com focos de degeneração adiposa. É essencial ao radiologista, na avaliação destas lesões hepáticas focais contendo gordura, reconhecer os principais diagnósticos diferenciais.
Palavras Chave
lesões hepáticas focais, adenoma, carcinoma hepatocelular, lipoma, angiomiolipoma.
Área
Abdominal Gastrointestinal
Instituições
Hospital Universitário de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Rebeca Juliana Macedo Martins, Amanda Borges Lamounier, Ivanna Silveira Santos, Bruno Ritchely da Silva Soares, Mayra Veloso Ayrimoraes Soares