Dados do Trabalho


Título

Doença de Crohn: achados na enterotomografia

Introdução

A doença de Crohn é uma doença inflamatória granulomatosa crônica do trato gastrointestinal de etiologia desconhecida e caracterizada por inflamação transmural de qualquer parte do sistema digestivo. A doença muitas vezes envolve vários focos descontínuos, acometendo o intestino delgado em 80% dos casos, mais comumente no íleo terminal.
A radiologia tem papel fundamental na avaliação dos pacientes com suspeita de doença de Crohn, tanto no diagnóstico inicial, quanto na definição do grau de atividade inflamatória e extensão da doença, e as suas complicações associadas. Nesse contexto, a enterotomografia destaca-se dentre os métodos de imagem, principalmente pela disponibilidade e reprodutibilidade, no diagnóstico na fase aguda e na definição das suas complicações.
O objetivo deste estudo é ilustrar os achados característicos da doença de Crohn, presença de atividade inflamatória e complicações.

Descrição

O objetivo deste estudo é ilustrar os achados na enterotomografia característicos da doença de Crohn, da presença de atividade inflamatória e suas complicações. Desta forma, foram selecionadas imagens que caracterizam espessamento mural, realce mural; ingurgitamento da vasa recta; densificação da gordura adjacente; linfonodomegalia; estenoses e fístula.

Palavras Chave

Doença inflamatória intestinal; Doença de Crohn; tomografia computadorizada; enterotomografia; trato gastrodigestivo;

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Catarina Valladão Rodrigues Santana, Ricardo Andrade Fernandes de Mello