Dados do Trabalho


Título

Hiperplasia nodular focal pediculada: relato de caso

Introdução

A hiperplasia nodular focal (HNF) é o segundo tipo de lesão focal hepática benigna mais comum, depois do hemangioma. É um nódulo não-neoplásico composto por hepatócitos e ductos biliares mal formados, comumente encontrado de forma incidental, com predomínio em pacientes jovens, do sexo feminino. Geralmente, a HNF apresenta achados típicos em exames de imagem que auxiliam no diagnóstico não invasivo.

Descrição

Paciente de 33 anos, sexo feminino, sem comorbidades ou relato de doença vascular prévia, apresenta queixa de dor abdominal persistente em hipocôndrio esquerdo e empachamento. Realizado exame ultrassonográfico de abdome total com achado de lesão nodular hepática e, posteriormente, solicitada ressonância magnética para melhor caracterização. Ao exame de Ressonância Magnética, observa-se imagem nodular incidental localizada na região adjacente ao corpo gástrico e ao lobo hepático esquerdo com presença de pedículo vascularizado originado do segmento III do fígado. O nódulo descrito é hipervascular, isointenso em relação ao parênquima hepático nas imagens ponderadas em T1 e em T2 e apresenta uma cicatriz central com hipossinal no T1 e hipersinal no T2. Nota-se ainda marcado realce arterial após o uso de contraste, com captação na fase hepatobiliar. Esses achados são típicos de hiperplasia nodular focal. Em seguida, a paciente foi encaminhada para ressecção cirúrgica devido sintomatologia persistente, sem resposta ao tratamento clínico. O diagnóstico de HNF foi confirmado pelo estudo anatomopatológico.

Discussão

A hiperplasia nodular focal encontra-se tipicamente como uma lesão sólida, lobulada, hipervascular, com cicatriz central que realça tardiamente, esse achado típico encontra-se em 80% dos casos, assim como é observado no presente estudo. A forma pediculada da HNF é um achado incomum, sua localização na região extra-hepática e conectada ao fígado por um pedículo fino representa apenas 3% dos casos relatados. Apesar de a HNF pedunculada ser também mais frequentemente assintomática, pode, porém, cursar em alguns casos com compressão de estruturas adjacentes, torção e complicações hemorrágicas por ruptura do vaso de alimentação do pedúnculo. O presente relato demonstrou seguir a maioria dos casos típicos de HNF pediculada subcapsular, como achado de forma incidental. Destaca-se a importância do uso de contraste hepatoespecífico na confirmação da presença de hepatócitos funcionantes na lesão e consequente diagnóstico de HNF.

Palavras Chave

HNF pediculada, hiperplasia nodular focal, lesão focal pediculada, lesão focal hepática benigna, contraste hepatoespecífico.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Laís Fernanda Correia Pimentel, Taísa Brenda Vieira Santos, Marcella Nascimento Brandão, Daniel Francisco Viriato dos Santos, Rodrigo Gonçalves da Silva, Victor Luiz Correia Nunes, Marcony Queiroz Andrade