Dados do Trabalho
Título
Isquemia Mesentérica Crônica
Introdução
Isquemia mesentérica crônica é uma condição grave e incapacitante, clinicamente caracterizado por dore abdominais pós prandial, emagrecimento e medo de se alimentar. É uma condição rara, que muitas vezes é subdiagnosticada e por isso não é tratada da maneira correta, acarretando em aumento da morbidade destes pacientes. Apesar de não traduzir alterações agudas, a isquemia mesentérica crônica pode evoluir para um quadro agudo de isquemia intestinal, reforçando ainda mais a necessidade do conhecimento desta patologia por médicos radiologistas.
Descrição
O aumento da incidência de doenças cardiovasculares e diabetes mellitus na população idosa é fator que contribui com o aumento dos casos de isquemia mesentérica crônica, uma vez que esta condição se traduz por obstruções nos grandes ramos viscerais abdominais que irrigam as alças intestinais, principalmente o tronco celíaco e a artéria mesentérica superior. Logo, doenças que predispõe à aterosclerose aumentam a chance de alguma estenose significativa nestes vasos, o que leva a redução do suprimento sanguíneo nas alças intestinais após a alimentação, momento que o fluxo aumenta por mecanismos fisiológicos. Este desbalanço causado pelo hipofluxo sanguíneo provocar o sintoma clássico de dor abdominal pós prandial, que pode levar a emagrecimento e medo de se alimentar quando prologado.
O exame de escolha para o diagnóstico é a angiotomografia computadorizada, devendo-se procurar estenoses ou oclusões no tronco celíaco e na artéria mesentérica superior. Os guidelines mais recentes sugerem que estenoses maiores que 70% em um destes vasos ou maior que 50% nos dois, em pacientes sintomáticos, devem ser consideradas como relevantes.
A síndrome do ligamento arqueado mediano do diafragma é uma condição não aterosclerótica que pode levar a estenoses / oclusões do tronco celíaco e pode estar relacionada com isquemia mesentérica crônica. O tratamento de escolha é quase sempre por via endovascular.
Palavras Chave
Isquemia Mesentérica Crônica; Isquemia Mesentérica Aguda; Artéria Mesentérica Superior; Tronco Celíaco; Angiotomografia.
Área
Cardiovascular
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
Tomás Machado Lacerda, Marcelo Assis Rocha, Julia Noschang, Marcus Birelli Nascimento