Dados do Trabalho


Título

Hérnia de Spiegel encarcerada: Um relato de caso atípico.

Introdução

Hérnia de Spiegel é uma entidade rara que ocorre de 1 a 2% de todas as hérnias da parede abdominal anterior. Sua localização é ao nível da linha semilunar de Spiegel, lateral aos músculos reto-abominais. Suas causas são multifatoriais e apresenta sintomatologia pobre, principalmente em quadros iniciais. Habitualmente possuem colos pequenos e fibrosos o que pode levar a quadros de encarceramento de 20 a 30% dos pacientes. Dessa forma, é de suma importância a familiaridade dos médicos radiologistas, cirurgiões e emergencistas frente a essa entidade, a fim de diagnosticá-la de forma segura e rápida.

Descrição

Paciente jovem, deu entrada no pronto atendimento relatando dor na região lateral direita do abdome, de início súbito, associado a abaulamento e endurecimento da área. Ao exame físico notou-se massa lateral ao musculo reto abdominal direito, associado a hiperemia e calor local, com intensa dor a manobra de descompressão. Realizada analgesia e encaminhado para realização de Tomografia, no qual identificou hérnia de Spiegel encarcerada à direita, apresentando insinuação de gordura e pequeno segmento de intestino delgado, determinando distensão líquida-gasosa a montante, por vezes formando nível hidroaéreo. Dentro do saco herniário, notou-se um aspecto em alvo, o qual pode estar associado à pequena invaginação intestinal. Paciente encaminhado a cirurgia, com resolução do quadro e evolução satisfatória.

Discussão

A hérnia de Spiegel, também conhecida como hérnia semilunar ou ventrelateral, é definida como uma protrusão contendo gordura peritoneal associado ou não a conteúdo intestinal, localizada ao nível da linha semilunar de Spiegel, lateral aos músculos reto-abdominais. São mais comuns entre a 4ª e 7ª década de vida, e sua incidência é igual para homens e mulheres e ocorre entre 1 a 2% de todas as hérnias da parede abdominal. As causas são multifatoriais e incluem obesidade, DPOC, constipação intestinal, mutilparidade, traumatismos e perca rápido de peso. Nos quadros iniciais possuem sintomatologia pobre, e inespecífica, tendo os métodos de imagens um papel fundamental nesse contexto. Complicações como encarceramento são relativamente comuns em decorrência de, habitualmente, possuírem colos fibrosos e pequenos. Diante do exposto, conclui-se que é de suma importância que os radiologistas tenham familiaridade com essa condição, pois os métodos de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada possuem papel crucial na elucidação diagnóstica desta patologia

Palavras Chave

Hérnia/Hérnia de Spiegel/Parede Abdominal/Semilunar/Encarcerada.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

ANDRE LUIZ ALVES, SIMONE VICENTE DIAS SILVA