Dados do Trabalho
Título
HEMANGIOMA VESICAL: ASPECTOS DE IMAGEM DE UM TUMOR RARO DO TRATO URINÁRIO
Introdução
Hemangiomas são tumores vasculares benignos que podem ocorrer em diferentes tecidos, sendo comumente encontrados na pele e fígado. Hemangioma no trato urinário é particularmente raro. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de hemangioma de bexiga em paciente da faixa etária infantil, com ênfase nos aspectos de imagem encontrados.
Descrição
9 anos, masculino com hematúria. EAS revelou hematúria. Ultrassonografia de abdome total: lesão expansiva transmural acometendo a cúpula vesical, de aspecto lobulado e heterogêneo, com fluxo interno ao Doppler. Tomografia Computadorizada: lesão expansiva de contornos lobulados localizada na cúpula vesical, transmural, ligeiramente hiperdensa, com hiporrealce pelo meio de contraste. Videolaparoscopia: lesão em parede vesical superior à direita, violácea e com aspecto de “cacho de uva”. Anatomopatológico de hemangioma cavernoso, confirmado por imuno-histoquímica. O paciente foi tratado com vincristina, doxorrubicina e ciclofosfamida, notando-se melhora da hematúria, porém sem redução significativa das dimensões da lesão.
Discussão
Hemangiomas são tumores benignos de origem vascular que podem ser encontrados em diferentes órgãos e tecidos, tais como cérebro, fígado, baço, ossos e tecido de partes moles, sendo o fígado o sítio mais comum em adultos.
Hemangioma vesical é extremamente raro, correspondente a cerca de 0,6% dos tumores deste órgão. São encontrados de forma incidental em pacientes com hematúria. É mais frequente antes dos 30 anos, tem discreta prevalência pelo sexo masculino, tem predileção pela cúpula, parede posterior e trígono vesicais. São lesões geralmente solitárias e menores que 3,0. Podem estar associados a hemangiomas cutâneos, síndrome de Klippel-Trenaunay-Weber, dentre outras.
Os achados de imagem são variados, podendo se apresentar na tomografia computadorizada como massa no domus vesical com realce homogêneo pelo meio de contraste ou até mesmo como lesão sólido-cística de aspecto vegetante com calcificação de permeio. Na ressonância magnética pode apresentar sinal intermediário em T1 com predomínio de alto sinal em T2 e intenso realce pelo meio de contraste.
Lesões azuladas ao exame mascroscópico associadas a hematúria são sugestivas de hemangiomas. Dentre os diagnósticos diferenciais temos endometriose, melanoma e sarcoma.
Palavras Chave
hemangioma vesical, hematúria, tomografia computadorizada.
hemangioma vesical, hematúria, tomografia computadorizada.
hemangioma vesical, hematúria, tomografia computadorizada.
hemangioma vesical, hematúria, tomografia computadorizada
Área
Abdominal Geniturinário
Instituições
Hospital de Câncer Araújo Jorge - Goiás - Brasil
Autores
Poliana Lopes Parreira, Paula Santos, Bernardina Barbosa Carvalho Modesto, Rafael Dangoni de Souza Pires, Patricia Carneiro de Brito, Daniel de Paula Santana, Túlio Pereira Pinto Gama, Julia dos Anjos Borges, Amira Martins Ghnnoum