Dados do Trabalho
Título
AS MÚLTIPLAS FACES DO ADENOCARCINOMA PULMONAR PRIMÁRIO
Introdução
Câncer de pulmão é a neoplasia com maior mortalidade no mundo, respondendo por cerca de 20 a 25% das mortes por câncer. É subdivido em dois grupos histológicos principais, o de não pequenas células e o de pequenas células, sendo o de não pequenas células o subtipo mais comum e dentre eles o adenocarcinoma é o mais frequente.
Descrição
Este ensaio pictórico tem como objetivo descrever as principais apresentações radiológicas do adenocarcinoma primário de pulmão, como ele pode se apresentar e quando suspeitar de uma lesão maligna pulmonar, lembrando sempre de seus diagnósticos diferenciais e o que o radiologista deve saber para diagnosticar o adenocarcinoma pulmonar primário através da tomografia computadorizada de alta resolução, dando ênfase para as características radiológicas que levam a suspeitar que uma lesão pulmonar tem maior probabilidade de ser maligna ao invés de benigna, baseado em suas características morfológicas, taxa de crescimento, surgimento de componente sólido em nódulos em vidro fosco ou em cistos, bem como analisando a presença de achados associados, tais como amputação brônquica, linfonodomegalias e lesões a distância. Além de buscar correlacionar sua apresentação radiológica com o prognóstico, tendo em vista que nódulos subsólidos ou em vidro fosco quando malignos possuem caráter menos invasivo, ao contrário dos nódulos sólidos e opacidades consolidativas que quando malignos costumam ter um caráter mais agressivo.
Palavras Chave
Adenocarcinoma pulmonar; características radiológicas; suspeição de malignidade, diagnósticos diferenciais; prognóstico.
Área
Educação em Radiologia
Instituições
REAL HOSPITAL PORTUGUÊS - Pernambuco - Brasil
Autores
MARCELA SOARES SANTOS, FRANCISCO ARISTOFANES COLEHO SARMENTO, MARIANA COSTA LEITE, DÉCIO FERNANDO COUTINHO FILHO, HENRIQUE QUEIROGA CARTAXO, JOANNA BRAYNER DUTRA, DIOGO TORRES MARQUES, RODRIGO RODRIGUES DE SOUZA MOURA, JORGE HENRIQUE BASTO CHAVES