Dados do Trabalho
Título
Achados de imagem nas hepatopatias crônicas: uma breve revisão
Introdução
As hepatopatias crônicas são patologias muito comuns na prática diária do radiologista, a identificação correta das diferentes patologias é de suma importância para a adequada condução dos pacientes. Neste ensaio iconográfico vamos fazer uma breve revisão sobre os principais achados de tomografia e ressonância magnética das hepatopatias crônicas, fazendo o diagnóstico diferencial entre as suas diferentes etiologias.
Descrição
O diagnóstico sindrômico da hepatopatia crônica geralmente é realizado clinicamente, o radiologista tem o papel de auxiliar no diagnóstico etiológico e nas complicações.
Existem uma grande variedade de patologias que podem levar a hepatopatia crônica, vamos abordar aquelas de maior prevalência para o nosso contexto epidemiológico, como a cirrose por vírus de hepatite C e a esteato hepatite não alcoólica (NASH), além de algumas mais raras mas que podem ser diagnosticadas por achados de imagem, dentre elas a colangite esclerosante primária, a esquistossomose e a hepatite autoimune.
Palavras Chave
hepatopatia crônica, cirrose, hepatite C, NASH, esquistossomose
Área
Abdominal Gastrointestinal
Autores
Cyntia Moreira de Araujo, Mateus Henrique Moreno Sousa , Kamila Lunkes Mochizuki Schiavini, Eduardo Medeiros de Araújo