Dados do Trabalho


Título

Endometriose profunda na RM de pelve: um ensaio iconográfico

Introdução

A endometriose é uma condição ginecológica crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva e pode causar dor pélvica e infertilidade. Caracteriza-se por presença de tecido endometrial fora do útero e inclui três manifestações diferentes: endometriomas ovarianos, implantes peritoneais, endometriose pélvica profunda. As localizações primárias estão na pelve; endometriose extrapélvica pode ocorrer raramente. O diagnóstico requer uma combinação de história clínica, técnicas invasivas e não invasivas. O diagnóstico definitivo é baseado na laparoscopia com confirmação histológica. Porém o diagnóstico por imagem é fundamental para o planejamento do tratamento. Neste contexto, a ressonância magnética vem sendo utilizada para determinar a presença da patologia, excluir diagnósticos diferenciais e auxiliar na programação do tratamento.

Descrição

Neste estudo são apresentadas as diversas formas de apresentação da endometriose na ressonância magnética e suas localizações de acometimento mais comuns, com ovários, tubas uterinas, ligamentos uterinos, bexiga, reto e parede abdominal.
Com a propagação do estudo de ressonância, é de fundamental importância que os radiologistas estejam familiarizados com seu amplo espectro de manifestações da endometriose, a fim de auxiliar no diagnóstico e no correto tratamento.

Palavras Chave

endometriose; ressonância magnética; trato geniturinário; pelve feminina; dor pélvica

Área

Abdominal Geniturinário

Autores

Catarina Valladão Rodrigues Santana, Ricardo Andrade Fernandes de Mello