Dados do Trabalho
Título
Síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada: Uma emergência oftalmológica não traumática e seu novo cenário no contexto da pandemia por Covid-19
Introdução
A doença de Vogt-Koyanagi-Harada (VKHD) é um distúrbio raro que acomete vários sistemas orgânicos do corpo, incluindo os olhos, pele e meninges. A condição patológica é caracterizada por uma resposta autoimune mediada por células T contra componentes antigênicos dos melanócitos em indivíduos geneticamente suscetíveis. A doença afeta mais comumente adultos jovens, asiáticos, do Oriente Médio, hispânicos e nativos americanos. As características oculares típicas são panuveíte granulomatosa bilateral, não necrosante, com descolamento de retina exsudativo. O diagnóstico precoce e o tratamento imunossupressor imediato com corticosteroides e outros imunossupressores podem interromper a progressão da doença e especialmente da perda de visão permanente.
Estudos recentes destacam o aumento do número de casos de VKH após vacinação por Covid-19. Relatamos um caso de doença de VKH em um indivíduo jovem após uma vacina inativada contra o vírus Covid-19.
Descrição
Paciente do sexo masculino, 31 anos, deu entrada no pronto atendimento oftalmológico com queixa de perda progressiva da visão bilateral iniciada há oito dias associado a irritação ocular, fotofobia e cefaleia. Acompanhante relatava também redução da acuidade auditiva por parte do paciente ao longo destes oito dias que não havia sido percebido pelo mesmo e alopecia. Paciente negava comorbidades prévias diagnosticadas e uso contínuo de medicações e relatava vacinação contra Covid-19 há duas semanas.
Discussão
A doença de Vogt-Koyanagi-Harada é uma doença rara, grave, uma emergência oftalmológica que possui potencial para a perda permanente da visão. Na ausência de anormalidades/traumas oculares aparentes que expliquem os sinais e sintomas o diagnóstico precoce pode pontencialemente evitar sequelas. Recentemente, estudos tem evidenciado aumento dos casos de VKH após vacinação por Covid-19. É sabido que uveítes do tipo VKH já foram relatados após vacinação contra febre amarela, hepatite B, vírus HPV. Logo à medida que a necessidade de vacinação contra o Covid-19 continua, potenciais eventos adversos oculares necessitam ser lembrados pela comunidade médica, especialmente considerando o contexto emergencial desta entidade nosológica que pode culminar com a perda irreversível da visão.
Palavras Chave
Doença de Vogt-Koyanagi-Harada, uveíte, Covid-19, vacina, emergência oftalmológica.
Área
Cabeça e Pescoço
Instituições
Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Lays Silva Ribeiro, Sérgio Ferreira Alves Junior, Taísa Melo Guarilha, João Antonio Pêssoa Côrrea, Murilo Cesar Alves Menezes, José Roberto Falco Fonseca, Maria Lúcia Borri, Angela M Borri Wolosker