Dados do Trabalho


Título

PÓS-OPERATÓRIO DE MANGUITO ROTADOR: indicações cirúrgicas e achados pós-operatórios normais e patológicos

Introdução

A interpretação da imagem no ombro pós-operatório é uma tarefa desafiadora e difícil tanto para o radiologista quanto para o ortopedista. Seja o tratamento cirúrgico ou conservador, muitos achados de imagem podem ser usados ​​para predizer prognóstico e resultados funcionais, afetando o tratamento.

Descrição

As técnicas cirúrgicas alteram a anatomia normal e a aparência de imagem do ombro, de modo que os achados aceitos provados como patológicos no pré-operatório não podem ser tão prontamente descritos como patológicos após a cirurgia. Sendo assim, a correlação dos achados de imagem com o conhecimento do procedimento cirúrgico é imprescindível para a interpretação dos exames de imagem. Compreender os procedimentos cirúrgicos comuns do ombro pode ajudar a reconhecer os achados pós-operatórios esperados normais e discernir as complicações comuns.
Os objetivos deste trabalho são: revisar a anatomia do manguito rotador; discutir roturas tendíneas comuns; discutir procedimentos cirúrgicos e indicações para o tratamento das lesões do manguito rotador; revisar achados de imagem pós-operatórias normais dos tendões do manguito rotador; discutir os achados patológicos pós-operatórios mais comuns, incluindo rerroturas, infecção, migração da âncora, lesão muscular.

Palavras Chave

manguito rotador; pós-operatório; rotura; rerrotura; ressonância magnética.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

CAMILA SONDA MUNARO, ADHAM DO AMARAL E CASTRO, VIVIANE SAYURI YAMACHIRA, ERINA NAGAYA FUKAMIZU, LUIZ GUILHERME DE CARVALHO HARTMANN, ATUL KUMAR TANEJA, EDUARDO BAPTISTA, PAULO EDUARDO DARUGE GRANDO, DURVAL DO CARMO BARROS SANTOS