Dados do Trabalho
Título
Xeque-mate aos tumores da parede torácica: uma abordagem estratégica para o diagnóstico
Introdução
Lesões tumorais benignas, malignas e pseudotumores que se originam dos tecidos da parede torácica são incomuns em comparação com outras regiões do corpo e a falta de familiaridade dos radiologistas gerais com essas entidades pode causar dificuldades diagnósticas. Além disso, as características de imagem de muitos desses tumores são inespecíficas, particularmente tumores agressivos, fato que contribui para um maior desafio elucidativo.
De toda forma, uma abordagem sistemática baseada na idade do paciente, sexo, história clínica,localização da lesão e achados de imagem característicos muitas vezes ajudam a limitar o diagnóstico diferencial.
As lesões primárias da parede torácica são classificadas em tumores ósseos e cartilaginosos e tumores de partes moles, bem como em lesões primárias benignas e malignas. Os tumores de partes moles envolvem entidades de tecidos gordurosos, neurais (originários da bainha dos nervos periféricos), vasculares, miofibroblásticos, cutâneos e fibroblásticos.
Descrição
Nesta série iconográfica, revisamos os principais tumores da parede torácica avaliados em nosso serviço ao longo dos últimos anos, com enfoque nas principais características de imagem em cada método de imagem utilizado ao longo da abordagem diagnóstica e nos aspectos clínicos/epidemiológicos importantes sobre cada lesão apresentada. Além disso, é apresentado um fluxograma de raciocínio diagnóstico para auxiliar na sistematização da avaliação a fim de difundir o conhecimento e facilitar o trabalho do médico radiologista geral.
Palavras Chave
Lesões tumorais; pseudotumores; parede torácica; fluxograma diagnóstico; musculoesquelético
Área
Musculoesquelético (incluindo USG)
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
Rebeca Oliveira Francelino, Adham do Amaral e Castro, Eduardo Baptista, Paulo Eduardo Daruge Grando, Viviane Sayuri Yamachira, Erina Nagaya Fukamizu, Durval do Carmo Barros Santos, Laercio Alberto Rosemberg