Dados do Trabalho
Título
Monitoria de Radiologia: o estudo de doenças por meio dos exames por imagem.
Introdução
Fortalecer o aprendizado e otimizar o ensino da Radiologia na Graduação em Medicina, no 5º período, através da apresentação nas aulas práticas de achados de lesões selecionadas de exames diagnósticos por imagem, que facilite a correlação dos achados do exame físico. Observamos que o entendimento é adquirido com maior facilidade quando apresentamos nas aulas práticas casos clínicos com lesões volumosas, ou quando utilizamos o plano coronal em reconstruções na Tomografia Computadorizada (TC) ou na Ressonância Magnética (RM), sejam os principais achados de massa, processo inflamatório, coleção, hematoma, ascite ou derrame pleural.
Também apresentamos casos clínicos com seguimento de doenças, mostrando as fases inicial e tardia, ou antes e após tratamento/procedimento. De forma que o objetivo principal seja o ensino da anatomia radiológica e dos achados de doenças através de métodos diagnósticos por imagem, usando exames normais e com lesões, sendo o material de ensino os exames do arquivo digital do Serviço de Radiologia.
Casuística e Métodos
O conteúdo programático da disciplina de Radiologia Clínica no 5º período da graduação em Medicina, consiste em Radiologia Convencional, Contrastada e Mamografia, inserida no início do curso clínico e com baixa carga horária. Nas aulas teóricas apresentamos os demais métodos diagnósticos por imagem, em correlação com as doenças apresentadas em exames radiológicos da grade curricular. E nas aulas práticas referentes às teóricas, também apresentamos demais patologias com os demais métodos diagnósticos por imagem, complementando a aula teórica, com casos de doenças acompanhadas na Emergência, ambulatório e enfermaria.
Resultados
Além da facilitação do aprendizado, na comparação entre os achados no exame por imagem normal e os com doença, quando a lesão se apresenta com aumento ou diminuição de volume do órgão acometido, os discentes têm melhor entendimento, incluindo lesões em exames de TC e RM, existe uma facilitação ao aprendizado, principalmente quando o plano coronal é acrescentado. E também nos exames onde a comparação de órgãos pares é possível, como por exemplo em paciente com pneumectomia, ou nefrectomia unilateral com rim vicariante.
Conclusões
A divisão dos discentes em grupos menores para as aulas da monitoria ajudaram na compreensão do conteúdo teórico, foi melhor para retirada de dúvidas. A apresentação de casos clínicos estimulou a sedimentação do conteúdo, estimulando o estudo e aprofundamento dos temas, permitindo construir o raciocínio clínico.
Palavras Chave
monitoria, ensino da Radiologia, raciocínio clínico
Área
Educação em Radiologia
Instituições
Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes, Juliana Garcia Alves da Trindade, Gabriel Santos Vieira , Ana Luisa Ferreira Przibilski, Carlos Alberto Dezan Júnior , Maryanah Lima Silva, Anna Julia Caldeira Curty Cunha, Arthur Santos Leite Neiva Neves, Carolina Souza