Dados do Trabalho


Título

Pneumopatias Intersticiais Fibrosantes Crônicas e suas complicações agudas e crônicas

Introdução

As pneumopatias intersticiais fibrosantes crônicas (PIFC) causam muitas dúvidas, e isto não abrange apenas o médico generalista, mas também os médicos com grande experiência em radiologia torácica. Este trabalho visa expor de maneira simples e didática ao médico radiologista os principais fatores de complicações agudas e crônicas que podemos encontrar nas PIFC. Sugerimos um mnemônico e um roteiro de análise para facilitar a avaliação diante da suspeita clínica.

Descrição

Com base em casos de nosso acervo didático iremos apresentar casos pneumopatias intersticiais fibrosantes crônicas, a evolução dos pacientes e as principais complicações agudas e crônicas.
Podemos dividir as causas de complicações agudas e crônicas, sendo as principais causas agudas as etiologias inflamatórias e infecciosas, o tromboembolismo, pneumomediastino, pneumotórax, aspiração e edema hidrostático. As principais causas crônicas são as neoplasias, aspergilose, ossificação dendriforme, hipertensão pulmonar e a tuberculose.
Espera-se que após a leitura deste painel, tanto residentes quanto radiologistas gerais familiarizem-se com as PIFC e também com as causas para as suas descompensações, tornando-se então capaz de expor todos os diferenciais que compõem esta entidade.

Palavras Chave

pneumopatias; fibrose pulmonar; complicações agudas; complicações crônicas; pneumopatias fibrosantes

Área

Tórax

Autores

Pedro Paulo Torres, Paula Terra Martins Almeida Amaral, Allan Diniz Hummel, Marcus Vinicius Birelli Nascimento, Eduardo Kaiser Ururahy Nunes Fonseca, Gilberto Szarf, Roberto Sasdelli Neto, Rodrigo Caruso Chate, Marcelo Buarque Gusmao Funari