Dados do Trabalho
Título
Dor muscular de início tardio (DOMS) após atividade física – uma localização atípica e suas complicações
Introdução
A dor muscular de início tardio (DOMS) é uma lesão muscular estrutural espontaneamente reversível, com sintomas clínicos tardios com início após 48 a 72 horas do exercício, podendo afetar mais de um grupamento muscular. A localização nos pés é incomum e sua complicação com síndrome compartimental ainda mais rara. O objetivo deste trabalho foi demonstrar os achados de imagem de dois casos de localização atípica desta patologia e suas possíveis complicações.
Descrição
Dois pacientes do sexo masculino, o primeiro caso de 35 anos, com dor e edema no tornozelo esquerdo um dia após jogo de futebol. Apresentou elevação da CPK (4400 U/L), sendo necessária realização de hidratação e corticoterapia. Após dois dias evoluiu com redução do edema local e da CPK para 1000 U/L estando assintomático. O segundo caso, um adolescente de 15 anos, com pé plano, apresentando dor nos tornozelos após jogo de basquete, com melhora espontânea dos sintomas após alguns dias. Nos dois casos não havia história de trauma e ambos apresentavam infiltração edematosa da musculatura do compartimento medial dos pés.
Discussão
DOMS é causada por contrações musculares excêntricas ou formas não habituais de exercício podendo causar redução da força, restrição dolorosa ao movimento, rigidez e edema. A fisiopatologia é desconhecida, mas sabe-se que ocorre dano estrutural às células musculares devido a atividades físicas não habituais ou exercícios excêntricos, o que leva a degradação de proteínas, apoptose e resposta inflamatória local. A ressonância é o método de escolha por permitir uma análise detalhada e caracterização do tipo de lesão muscular. Devido a localização do DOMS nos dois casos, em compartimentos musculares com pouca capacidade de expansão, uma das complicações mais temidas a serem descartadas é a síndrome compartimental que pode levar a hipoperfusão e consequente sofrimento das estruturas musculares.
Palavras Chave
Dor muscular de início tardio; DOMS; síndrome compartimental; dano muscular; exercício físico
Área
Musculoesquelético (incluindo USG)
Autores
Helen Aksenow Affonso, Thailon Azevedo Mendes, Sthefane Louise Gomes Nunes, Sabina Aguilera da Costa Martins, Phellipe Proence Pereira Queiroz, Sabrina Véras Britto