Dados do Trabalho
Título
BLOQUEIO DE NERVOS GENICULARES GUIADO POR ULTRASONOGRAFIA: O QUE DEVEMOS SABER
Introdução
A osteoartrite, forma mais comum de doença articular, afeta principalmente quadris, joelhos, mãos e pés, levando a grande incapacidade e perda de qualidade de vida, sobretudo na população idosa. A prevalência desta doença cresce a cada ano na medida em que observamos o aumento do número de idosos.
Várias formas de tratamento são utilizadas para obter uma melhora na qualidade de vida desses pacientes: analgésicos orais, viscosuplementação, injeção intra-articular de corticoides, dentre outros. Apesar das inúmeras possibilidades, muitos pacientes necessitam realizar o procedimento cirúrgico (artroplastia de joelho). Porém, devido ao aumento da morbidade e mortalidade após a cirurgia, muitos pacientes não são elegíveis para tal procedimento, tornando o bloqueio dos nervos geniculares uma boa opção terapêutica.
Descrição
Os nervos geniculares são responsáveis pela maior parte da inervação sensorial da face anterior do joelho e podem ser divididos em três ramos: superomedial, superolateral e inferomedial. São acompanhados pelas artérias geniculares ou estão localizados próximos ao tubérculo do adutor e do ligamento colateral medial. Estes são facilmente acessíveis quando são visualizados diretamente ou indiretamente por ultrassom. Desta forma, o bloqueio de nervos geniculares aparece como uma excelente estratégia terapêutica, utilizando anestésicos locais isolados ou associado com corticosteróides, ablação química e por radiofrequência. Em alguns casos selecionados, também se utiliza o bloqueio de outros nervos, como ramo patelar do vasto intermédio e, raramente, o nervo inferolateral devido a sua proximidade com nervo fibular comum responsável pela inervação motora da perna e do pé. Muitos estudos têm demonstrado o sucesso desta técnica quando guiada por ultrassom devido à melhor caracterização da anatomia, por ser uma técnica minimamente invasiva e, na maioria das vezes, realizada ambulatorialmente. Essa nova modalidade terapêutica vem apresentando uma significativa redução da dor, melhorias na capacidade funcional e, consequentemente, melhora da qualidade de vida dos pacientes, bem como observa-se alívio dos sintomas por mais de 6 meses.
Palavras Chave
Nervos geniculares, osteoartrite, bloqueio de nervos, qualidade de vida, ultrassonografia.
Área
Musculoesquelético (incluindo USG)
Instituições
Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil, TS Health Center - Ceará - Brasil
Autores
Bruno Silva Dias, Levi Carvalho Silva, Rinelle Maria Martins Costa, Renata Moreno Martins, Eduardo Vasconcelos de Freitas, Cesar Wagner Montenegro Cima, Francisco Abaeté Das Chagas Neto