Dados do Trabalho
Título
DIVERTÍCULO DE HUTCH EM ADULTO DETERMINANDO COMPLICAÇÕES UROLÓGICAS: RELATO DE CASO
Introdução
Uma anomalia congênita rara do desenvolvimento muscular normal ao redor do orifício ureteral onde a bainha de Waldeyer cobre anatomicamente o espaço entre o ureter intravesical e a camada muscular da bexiga constituí o divertículo periureteral (divertículo de Hutch). Embora por vezes estes divertículos não tenham consequências funcionais, em outros casos podem produzir obstrução da saída da urina da bexiga, refluxo vesicoureteral, obstrução ureteral ou predispor a infecções do trato urinário.
Descrição
Relatamos o caso de um paciente, do sexo masculino, de 51 anos, agricultor, ex-tabagista, que apresentou-se com lombalgia à esquerda, associada a disúria, encaminhado pelo urologista para realizar urotomografia com contraste, com informação adicional de hidronefrose.
Discussão
A urotomografia com contraste demonstrou um divertículo periuretérico à esquerda, medindo cerca de 6,5 x 4,0 cm nos seus maiores eixos axiais, com o ureter esquerdo inserindo-se no divertículo, associado a moderada hidronefrose a montante. Não foram identificados cálculos nas vias urinárias.
Palavras Chave
Divertículo de Hutch, urotomografia, abdomen agudo
Área
Abdominal Gastrointestinal
Autores
Andre Olivo Pellizzaro, Alexandre Wall, Marien Edina Foresti, Leticia Tatiane Madke, Kelly Vincenzi, Rafael Bernardi Rigo, Mateus Francisco Feltraco, James Drum, Rayla Fabris Maqueda