Dados do Trabalho
Título
Achados de neuroimagem no parkinsonismo atípico
Introdução
A doença de Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais comuns, caracterizada tanto por manifestações motoras como não motoras, que acomete principalmente idosos. Outras doenças neurodegenerativas podem apresentar esta síndrome clínica (parkinsonismo), mimetizando a doença de Parkinson. Entre elas estão: demência por corpúsculos de Lewy, paralisia supranuclear progressiva, atrofia de múltiplos sistemas e degeneração corticobasal, essas são denominadas usualmente como “parkinsonismos atípicos”.
Descrição
Tendo em vista o espectro clínico variável e a sobreposição de sintomas, o diagnóstico da doença de Parkinson pode ser muito desafiador, sobretudo nas fases iniciais, levando a atrasos no tratamento ou mesmo a tratamentos inapropriados.
Os distúrbios parkinsonianos atípicos consistem em um grupo de doenças neurodegenerativas caracterizadas por sintomas clássicos da doença de Parkinson, como tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural, combinados com características atípicas, que representam red flags.
A distinção entre a doença parkinsoniana atípica e a doença de Parkinson é crucial porque no parkinsonismo atípico a resposta à levodopa é pequena ou desaparece rapidamente e o prognóstico é pior, estando associado a uma progressão mais rápida da doença. O objetivo deste ensaio iconográfico é demonstrar através de imagens adquiridas em nosso serviço, sinais na ressonância magnética de crânio que podem ser encontrados em parkinsonismos atípicos.
Palavras Chave
Parkinsonismo atípico; paralisia supranuclear progressiva; atrofia de múltiplos sistemas; distúrbios parkinsonianos; demência por corpúsculos de Lewy
Área
Neurorradiologia
Autores
Camila Stange, Marcos Rosa Junior, Ricardo Andrade Fernandes de Mello