Dados do Trabalho


Título

Tireoide heterotópica no mediastino: um relato de caso

Introdução

As apresentações da ectopia tireoidiana variam entre a forma sublingual (mais comum), cervical e mediastinal, esta última, extremamente rara.
O relato a seguir objetiva revisar os conceitos dessa patologia, através de um caso excepcional de tireoide heterotópica no mediastino anterior.

Descrição

Paciente do sexo feminino, de 61 anos, procura generalista com odinofagia, tosse produtiva, febre e prostração, iniciados há 3 dias. Foi solicitado Tomografia de Tórax, que apresentou parênquima pulmonar com padrão em vidro fosco e, como achado incidental, formação nodular sólida alongada, de contornos lobulados, localizada no mediastino anterossuperior, retroesternal. A paciente foi medicada sob hipótese de Covid-19, com melhora.
Realizada então, Ressonância Magnética do Tórax, para prosseguimento diagnóstico, na qual constatou-se formação nodular sólida de contornos lobulados localizada no mediastino anterior, sem sinais de comunicação com a glândula tireóide.

Discussão

O diagnóstico diferencial de massas do mediastino anterior é amplo e envolve lesões malignas e benignas. Dentre as possibilidades, encontram-se os timomas, linfomas e até mesmo teratomas. A tireoide heterotópica mediastinal é uma delas, porém excepcionalmente rara.
É necessário reforçar que o tecido ectópico está suscetível a quaisquer patologias tireoideanas, como bócio ou neoplasia. Diante do exposto, conclui-se que a PAAF deve ser realizada quando possível, levando em consideração a acessibilidade do local do tecido. Além disso, não se deve excluir a possibilidade de neoplasia maligna na presença de benignidade à punção.
O diagnóstico definitivo é anatomopatológico, e só será possível com a exérese do tecido tireoidiano ectópico. Porém, vale ressaltar que o principal objetivo dos métodos seccionais é estudar suas relações com as importantes estruturas adjacentes. Portanto, o médico radiologista se faz altamente necessário no diagnóstico desta patologia

Palavras Chave

bócio,mergulhante,tireoide,ectópica,mediastinal

Área

Tórax

Autores

Pedro Henrique Baracat Chaib Acras, Bruno Luiz Della Libera, Daniel Lima Gomes da Costa, João Lucas Morette Giampietro, Renan Marco Pereira, Beatriz Gadioli de Andrade, Letícia Dantas Moreira, Rômulo di Tomaso Pereira Milhomem, André Luis Barbosa Fernandes