Dados do Trabalho


Título

CALCIFICAÇÕES DA ARTÉRIA ESPLÊNICA NA RADIOGRAFIA: UM ENSAIO ICONOGRÁFICO

Introdução

As calcificações são as alterações radiológicas mais frequentes da artéria esplênica, sendo a aterosclerose e os aneurismas as principais etiologias, achados incidentais comuns. Nas radiografias de abdome, a ateromatose apresenta-se como radiopacidade que delimita a artéria esplênica em vários graus de extensão. Já o aneurisma apresenta-se como uma radiopacidade em anel ou em ovoide, geralmente solitário. É importante que os achados sugestivos de aneurisma sejam valorizados, uma vez que há indicação de prosseguir com a tomografia computadorizada (TC) com contraste, pois pode ocorrer a sua ruptura e um mal prognóstico ao paciente. Neste contexto, este trabalho é um ensaio iconográfico que descreve achados incidentais radiográficos de calcificações na artéria esplênica.

Descrição

Foram demonstradas radiografias de abdome com radiopacidades em anel incompleto, situadas na altura das vértebras lombares superiores a esquerda, com diâmetros variados entre 0,88 a 1,67 cm, sendo sugestivos de aneurisma da artéria esplênica. Ainda, foram demonstradas radiopacidades lineares em hipocôndrio esquerdo, com 0,6 cm em seu menor diâmetro, sendo sugestivas de ateromatose da artéria esplênica.

Palavras Chave

aneurisma; artéria esplênica; baço; calcificações; radiografia;

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Ernesto Nascimento Pozzatto, Jurama Barros Gueiros Bitran, Catarina Valladão Rodrigues Santana, Ricardo Andrade Fernandes de Mello