Dados do Trabalho


Título

Procedimento EXIT-LIKE em feto com gastrosquise

Introdução

A gastrosquise é um defeito da parede abdominal anterior, associado a extrusão de órgãos abdominais, principalmente intestino, estômago, bexiga e fígado, com baixa morbimortalidade.
O objetivo deste trabalho é relatar um caso de gastrosquise operada no minuto zero, pela técnica "EXIT-LIKE", utilizando o índice proposto por Svetliza (SRI).

Descrição

GRMSA, 19 anos, G2P1, com 12 semanas e 06 dias de gestação, em exame de rotina, foi observada gastrosquise, posteriormente confirmada pelo exame morfológico com 23 semanas. Após o diagnóstico, foi encaminhada a hospital terciário, para acompanhamento com equipe multidisciplinar.
O parto cesáreo foi agendado para a 36ª semana, com procedimento "EXIT-LIKE" programado. A realização do procedimento ocorreu no minuto zero, conforme recomendação do idealizador da técnica, o cirurgião argentino Dr. Javier Svetliza, com a reintrodução completa das alças intestinais no abdome fetal, antes do clampeamento do cordão umbilical, usando a circulação feto-placentária, durando o procedimento 15 minutos.
A cirurgia foi bem sucedida, e o tempo total de internação foi de 40 dias, período semelhante ao observado na literatura.

Discussão

A rapidez no tratamento visa evitar deglutição de ar, distensão das alças, e piora no prognóstico.
O índice de Svetliza é calculado multiplicando-se o maior diâmetro pela maior espessura da alça sentinela, dividido pela maior medida do defeito da parede abdominal, incluindo o cordão umbilical. Nos casos menores ou iguais a 1,5, a correção é considerada aplicável, visando melhor resultado neonatal, e reduzindo o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva.
O monitoramento longitudinal do SRI foi útil para decidir o melhor momento do parto, mostrando que a ultrassonografia tem papel fundamental no diagnóstico preciso das malformações fetais, assim como determinante da técnica a ser escolhida.

Palavras Chave

ultrassonografia, gastrosquise, procedimento EXIT-LIKE, malformação fetal, parede abdominal

Área

Ultrassonografia em Obstetrícia / Medicina Fetal

Instituições

Clínica Diagnose de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marcelo Cesar Monteiro Martins, Nicole Chicralla Martins, Juliana Sousa Mattos