Dados do Trabalho


Título

HERNIAÇÃO DO CÓRTEX CEREBRAL PARA O INTERIOR DAS GRANULAÇÕES ARACNOIDES: UM ENSAIO ICONOGRÁFICO

Introdução

As granulações aracnoides (GA) são projeções da membrana aracnoide nos seios durais, cuja função é drenar o líquido cerebrospinal (LCR) do espaço subaracnoide para o sistema venoso. A ocorrência de uma herniação cerebral para o interior das GA é um achado raro (prevalência de 0,32%), geralmente incidental e pouco descrito na literatura. Ocorre nos locais dos seios durais ou na calvaria, principalmente na escama occipital, seio transverso, lacuna lateral do seio sagital superior e seio reto. Especula-se que as herniações surjam de maneira espontânea e que os pacientes sejam assintomáticos, todavia, talvez estejam associadas a cefaleia, epilepsia ou hipertensão intracraniana. Caso as GA atinjam os ossos (granulações aberrantes), podem gerar rinorreia (osso esfenoide) ou otorreia (osso temporal) liquóricas, mesmo sem herniação cerebral. Os principais diagnósticos diferenciais são tumores, trombose de seio dural, fístula arteriovenosa dural, hipo ou aplasia de seio dural e canal de Sternberg. Diante do exposto, este trabalho é um ensaio iconográfico de três pacientes com herniação cerebral para o interior das GA, vistos na ressonância magnética (RM) de maneira incidental.

Descrição

Foram descritas granulações aracnoides: i) com insinuação do córtex do giro temporal inferior para seu interior; ii) em asas do osso esfenoide, com insinuação dos giros temporais médios; e iii) com insinuação de parênquima cerebral na transição dos seios transverso / sigmoide. Diante do exposto, espera-se que este trabalho contribua como auxílio ao diagnóstico das herniações cerebrais para o interior das granulações aracnoides.

Palavras Chave

granulações aracnoides; herniação cerebral; córtex cerebral; incidental; ressonância magnética;

Área

Neurorradiologia

Autores

Ernesto Nascimento Pozzatto, Marcos Rosa Júnior, Catarina Valladão Rodrigues Santana, Ricardo Andrade Fernandes de Mello