Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE LESÕES ÓSSEAS POR IMAGEM: ULTRASSONOGRAFIA COMO ALTERNATIVA

Introdução

Embora a radiografia e a tomografia computadorizada sejam os métodos de escolha na avaliação das lesões ósseas, a ultrassonografia tem se posicionado como uma alternativa para avaliação destas, principalmente com a constante evolução tecnológica e do conhecimento acerca deste método, permitindo o diagnóstico acurado, nos amplos espectros de diagnósticos diferenciais sobre esse tema.
O objetivo deste trabalho é demonstrar que a ultrassonografia desempenha um importante papel na avaliação das lesões ósseas, podendo ser utilizada rotineiramente como método adjuvante no diagnóstico e seguimento das afecções ósseas.

Descrição

A ultrassonografia é um método rápido, sem emprego da radiação, de baixo custo, rápido e amplamente disponível, que é capaz de fornecer informações bastante úteis acerca das lesões ósseas, ter papel fundamental para os variados diagnósticos diferenciais e servir para orientação de procedimentos intervencionistas percutâneos. É um método especialmente útil no sentido de evitar o uso de radiação, sendo preferível em crianças, gestantes e em pacientes que necessitem de seguimento frequente por imagem.
Neste estudo são pormenorizados e ilustrados os achados ultrassonográficos presentes em apresentações clínicas diversas, de fraturas, osteomielites e neoplasia, por meio de uma compilação de exames realizados na instituição.

Palavras Chave

Ultrassonografia, tumor, osteomielite, fratura, ósseo

Área

Ultrassonografia Geral

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Rodrigo Pinto Azevedo, Guilherme Ciconelli Del Guerra, Eliane dutenhefner, Aureliano Torquato Brandão, Paulo Silvério, André Santos, Antônio Rahal Júnior, Miguel Neto, Marcos Queiroz