Dados do Trabalho


Título

Trombose de veia porta: espectro de achados nos métodos de imagem

Introdução

A trombose de veia porta refere-se à obstrução total ou parcial do fluxo sanguíneo, secundária à presença de trombos na veia porta. As características do trombo podem ser diferentes de acordo com sua natureza, podendo ser hemático ou tumoral. Em relação a temporalidade, a trombose de veia porta pode ser classificada como aguda ou tardia. Os achados clínicos são inespecíficos para diferenciar essas fases, sendo o exame de imagem importante para auxiliar na distinção, mesmo que de forma estimada. Na maioria das vezes, a trombose de veia porta está inserida em algum contexto clínico, devendo-se procurar ativamente achados associados, como sítios de circulação colateral, doenças parenquimatosas e/ou distúrbio perfusional hepáticos, doenças inflamatórias abdominais, doenças linfoproliferativas, ascite, focos neoplásicos primários. Os radiologistas têm papel fundamental no diagnóstico de trombose da veia porta, através dos diversos métodos de imagem, uma vez que as manifestações clínicas apresentam-se de maneira inespecífica.

Descrição

O presente ensaio iconográfico tem como objetivo a apresentação dos mais diversos achados de imagens relacionados à trombose de veia porta, incluindo os tipos, repercussões, achados associados e complicações, permitindo seu reconhecimento em variados métodos de imagem, através de casos ilustrativos selecionados no nosso departamento de imagem.

Palavras Chave

Trombose de veia porta, veia porta, circulação colateral, trombo tumoral, trombo hemático.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Laís Fernanda Correia Pimentel, Bruno Duarte Peixoto, Hayana de Jesus Sarmento, Isabella Torres de Lima, Marcella Nascimento Brandão, Marília Araújo Santana Tavares, Taísa Brenda Vieira Santos, Luiz Felipe de Farias Rodrigues, Brenda Rocha Gadelha