Dados do Trabalho


Título

Doença de Wilson: revisão de literatura e relato de caso

Introdução

A Doença de Wilson (DW) é um distúrbio raro, autossômico recessivo, caracterizado por alterações no metabolismo do cobre, com consequente acúmulo deste metabólito principalmente no fígado, cérebro e córnea. Usualmente manifesta-se na infância ou adolescência, sendo a principal apresentação de alterações hepáticas ou seguida de sintomas neurológicos / psiquiátricos.
Apresentaremos um caso clínico de um adolescente, com quadro neurológico progressivo de início há dois anos, que após investigação diagnóstica, foi estabelecido DW.

Descrição

início há dois anos. Foi submetido a estudo de ressonância magnética (RM) do crânio que demonstrou lesões hiperintensas em T2 e FLAIR envolvendo tálamos e regiões núcleocapsulares bilaterais, mesencéfalo, ponte e substância branca subcortical frontal bilateral, hipointensas em T1 e sem realce ao meio de contraste. Algumas destas apresentavam restrição na sequência de difusão.
Complementado com estudos de tomografia computadorizada e ultrassonografia do abdome, os quais evidenciaram sinais sugestivos de hepatopatia e esplenomegalia.
Ao exame físico do olho, observou-se anel de Kayser-Fleischer e a dosagem de ceruloplasmina sérica foi de 6,0 mg/dL.

Discussão

O excesso de cobre leva a disfunção mitocondrial, estresse oxidativo e morte celular.
Na RM, o achado mais comum é de hiperintensidades bilaterais e simétricas no putamen nas sequências T2. O envolvimento do mesencéfalo demonstra a “face do panda gigante” e na ponte dorsal se assemelha a um filhote, constituindo o característico “sinal do panda duplo”.
Com relação aos achados abdominais, observa-se: tecido adiposo peri-hepático, heterogeneidade do parênquima com múltiplas lesões nodulares e ausência de hipertrofia do lobo caudado.
Neste caso, o paciente possuía três dos critérios diagnósticos: sintomas extrapiramidais, anéis de Kayser-Fleischer e ceruloplasmina reduzida.
Apesar de ser apresentar padrões e achados típicos, é importante estar familiarizado com a doença, pois o diagnóstico correto tem impacto terapêutico.

Palavras Chave

cobre; metabolismo; acúmulo; Kayser-Fleischer; parkinsonismo

Área

Neurorradiologia

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) - Goiás - Brasil

Autores

Geovana Louise Franco, Isadora Vieira Auriona, Murilo Eugenio Oliveira, Luiz Alves Ferreira Filho, Rejaine Ribeiro Vilela, Lhuanna Mária Barbosa Teixeira, Winston Roque Da Silva, Severino Rezende Oliveira Junior, Thiago Mendonça Soares