Dados do Trabalho


Título

Sarcoma Fibromixóide do Mesentério: Relato de caso

Introdução

O Sarcoma fibromixoide de baixo grau (LGFMS) é uma neoplasia de tecidos moles, com aparência histológica benigna, porém que possui potencial metastático. Afeta geralmente adultos jovens do sexo masculino e tem predileção por sítios profundos no tronco e membros inferiores, sendo a sua localização intra-abdominal rara.

Descrição

Identificamos em nosso serviço, um caso de LGFMS no mesentério do andar superior do abdome, em um paciente do sexo masculino, com 39 anos, relatando leve desconforto abdominal e náuseas, com história prévia de lesão identificada em exame de rotina realizado em 2017, em acompanhamento. Foram realizados novos exames complementares, incluindo ressonância magnética do abdome, sendo caracterizada a lesão nodular heterogênea, bem definida, centrada no mesentério da região mesogástrica, com áreas de alto sinal nas sequências ponderadas em T2, marcada restrição à difusão e com realce progressivo pelo meio de contraste. O paciente realizou exames para rastreio de possíveis lesões metastáticas, com resultado negativo. Foi então, encaminhado ao serviço de cirurgia geral, sendo realizada ressecção completa da lesão. Na análise anatomopatológica preliminar, obtivemos o resultado de lesão leiomiomatosa. Em seguida, foi realizada imunohistoquímica para sua melhor caracterização, sendo positiva para o marcador MUC 4, fechando o diagnóstico de Sarcoma fibromixóide de baixo grau.

Discussão

O Sarcoma fibromixóide de baixo grau é uma neoplasia de tecidos moles, de crescimento lento e indolor, com aparência histológica benigna, porém que apresenta potencial metastático e reicidivante. Foi descrito pela primeira vez por Evans em 1987, geralmente encontrado na coxa, região inguinal, ombro, axila, períneo, pescoço, nádegas, retroperitôneo e fossa poplítea. O acometimento abdominal é raro. Devemos considerar essa hipótese entre os diagnósticos diferenciais, principalmente quando estivermos diante de um paciente jovem, do sexo masculino, com uma massa abdominal incidental, que não estabelece relação clara com órgão adjacentes. Se tal hipótese for considerada, sempre avaliar possíveis alterações secundárias (tórax) e solicitar a avaliação por imonuhistoquímica.

Palavras Chave

Sarcoma; Fibromixóide; Mesentério; Evans; Neoplasia

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

YASMIM PROENÇA FONSECA DE ALMEIDA, LEONARDO ARAUJO MARQUES, DANIEL LINO MACHADO, PABLO MARCOS MENDES, RAFAEL MENDES DIAS, JANE DA SILVA CARDOSO, PEDRO HENRIQUE REIS HADDAD, BIANCA DE MORAES COIMBRA, THALES AGUIAR SAAD