Dados do Trabalho


Título

Intussuscepção intestinal por polipose em adulto jovem - Relato de caso

Introdução

Intussuscepção é a invaginação do intestino proximal para dentro da luz do intestino distal, gerando edema e restrição de fluxo sanguíneo
É mais comum na faixa etária pediátrica e incomum em adultos - apenas 5% de todos os casos. O melhor método para o diagnóstico é a tomografia computadorizada, por ser um método sensível ao diagnóstico, podendo demonstrar a presença de pontos iniciais de invaginação associados.

Descrição

Masculino, 26 anos, com histórico cirúrgico de polipectomia intestinal. Apresentou quadro de dor abdominal de forte intensidade com 3 horas de evolução, associado a vômitos. Ao exame físico o abdome era flácido, doloroso a palpação difusa, sem sinais de peritonite. Exames laboratoriais com leucocitose discreta.
Tomografia de abdome total demonstrou espessamento parietal circunferencial de alça do jejuno proximal, localizada no flanco esquerdo, com extensão de cerca de 25 centímetros no eixo longitudinal, associada a densificação dos planos adiposos adjacentes, com sinal do alvo - sugerindo invaginação intestinal.
Optado por abordagem cirúrgica - observado grande invaginação intestinal, a nível de jejuno proximal, com sofrimento de alça.Desfeita invaginação e evidenciado lesão intra-luminal à palpação.Realizado enterectomia parcial.Anatomopatológico compatível com pólipos hamartomatosos.

Discussão

A intussuscepção é infrequente em adultos - 1 a 5% dos casos de obstrução intestinal. Os sintomas são inespecíficos - cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Em adultos, na maioria dos casos, são secundárias a lesões estruturais - “massa” como cabeça de intussuscepção.
As intussuscepções sintomáticas persistentes devem ser tratadas cirurgicamente devido à alta associação com lesão estrutural e a alta incidência de malignidade, principalmente no cólon. Na tomografia computadorizada pode ser visualizada a densidade do tumor ocasionada pelo segmento acometido, associada ao edema de parede intestinal e mesentérico - sinal do “alvo”- com camadas concêntricas do intestino invaginado, sugerindo uma imagem típica da intussuscepção.
A sintomatologia inespecífica e a relativa raridade do quadro em adultos fazem do seu diagnóstico um desafio, devendo ser suspeitadas em casos de dor abdominal crônica e sintomas obstrutivos. A tomografia computadorizada é o método de escolha para auxiliar no diagnóstico pré-operatório. A ressecção cirúrgica é indicada na maior parte dos casos pelo alto risco de lesão maligna associada, sendo contra indicado a tentativa de redução da invaginação.

Palavras Chave

Intussuscepção, polipose, radiologia, gastrointestinal, obstrução intestinal

Área

Abdominal Gastrointestinal

Instituições

Hospital Santo Antônio - Santa Catarina - Brasil

Autores

Daniella Thomaz, André Massashi Sunada, Caleb Gomes Andrade, Camila Fabris, Francielly Alexandra Jorge, Janaina Tomio Odeli, Renan Knabben Magri, Philippe Manes de Souza, Patricia Helena Machado