Dados do Trabalho


Título

Pneumonia necrotizante por Cândida Albicans: acometimento atípico em uma criança com anemia aplásica.

Introdução

A anemia aplásica é uma doença hematológica rara que corresponde a uma síndrome clínica definida por pancitopenia no sangue periférico e hipocelularidade da medula óssea. As causas são variadas, podendo ser idiopática, infecções virais, exposição à radiação, dentre outros. Os sintomas são variados e inespecíficos, e os pacientes ficam mais propensos a infecções oportunistas bem como eventos hemorrágicos. Diante dessa entidade, é de suma importância que os médicos reconheçam e identifique as infecções oportunistas precocemente, e, neste contexto, os exames de imagens possuem papel fundamental.

Descrição

Paciente pediátrico com diagnóstico confirmado de anemia aplásica moderada em uso de imunossupressor. Necessitou de internação hospitalar entre abril e maio de 2022 por sintomas respiratórios e febre. Durante a investigação de um possível foco infeccioso, os exames de imagens identificaram uma pneumonia com necrose central no pulmão direito, inicialmente no lobo superior com posterior aumento significativo, acometendo também o lobo inferior, com extensas áreas necróticas de permeio, associado a derrame pleural. Realizada cultura do escarro que identificou Candida Albicans, presença de esporos de leveduras em micológico direto, e lavado broncoalveolar, realizado posteriormente, também positivo para Candida Albicans.

Discussão

A anemia aplásica é uma afecção hematológica que predispõe a infecções oportunistas em decorrência da leucopenia, e dentre elas, encontram-se as infecções fúngicas, com destaque para o acometimento pulmonar, , que constituem a maior causa de morbidade e mortalidade em indivíduos imunocomprometidos. O agente causal mais frequentemente encontrado é do gênero Aspergillus. São também identificados outros fungos, como os dos gêneros Cryptococcus, Histoplasma e Candida. Clinicamente, as pneumonias fúngicas manifestam-se com quadros febris em pacientes que não respondem à antibioticoterapia. Entretanto, o achado mais significativo é o de uma lesão focal no parênquima pulmonar, vista na radiografia simples e na TC de tórax. No que tange a candidíase pulmonar, é relatado três padrões de acometimento, a embólica, disseminada e broncopulmonar, porém, os achados em exame de imagem são inespecíficos e variáveis, notando-se áreas de consolidações com ou sem necroses, abscessos pulmonares, padrão miliar e derrame pleural. É de suma importância que o médico radiologista tenha conhecimento dessa entidade, e dos agentes etiológicos envolvidos, tais como os fungos.

Palavras Chave

anemia aplásica, pneumonia necrotizante, cândida albicans, infecção oportunista, infecção fúngica.

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Autores

ANDRE LUIZ ALVES, SIMONE VICENTE DIAS DA SILVA, JESSICA ANDRADE, LUIZA MAES MANARA